A FGV Direito SP participa nesta semana da 26ª edição do Fórum Nacional de Ensino Superior (FNESP), que ocorre nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. Criado em 1999 pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o FNESP tem o objetivo de apontar rumos para a transformação da educação e tendências da educação superior, reunindo especialistas do Brasil e de outros países para debater aprendizagem, metodologias ativas, gestão educacional, políticas públicas, empregabilidade, profissões do futuro, inovação acadêmica e transformação digital.
Nesta edição, o fórum tem como tema “Educação Digital: muito além do EAD” e contará com palestras de representantes dos poderes Executivo, de órgãos reguladores e de entidades que atuam na área, de dirigentes de instituições de ensino superior e de professores de universidades do Brasil e do exterior que debaterão o equilíbrio entre conexão humana e tecnologia para uma formação integral.
A FGV Direito SP participa do fórum de diferentes formas. A Escola ocupará um dos totens destinados a “universidades inovadoras”, onde terá uma equipe de seu Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) para receber participantes e congressistas do FNESP e relatar suas experiências inovadoras no ensino do Direito, que fazem parte da cultura institucional da instituição desde sua criação, em 2002. Entre elas, a escolha pela metodologia participativa de ensino, o uso de ferramentas tecnológicas, a produção de pesquisas de ponta na área de inovação jurídica, a adoção dos projetos de prática multidisciplinar, as disciplinas de imersão, os programas de ensino pioneiros e inovadores como o Mestrado e Doutorado Profissional em Direito e Empreendimento e o programa de disciplinas ministradas em inglês Global Law Program, entre outras iniciativas. A FGV Direito SP também produz e mantém o Banco de Materiais de Ensino Participativo, a Casoteca, o Prêmio Esdras de Ensino do Direito e os Guias de Ensino Participativo Online editados durante a pandemia da Covid-19. Todos esses projetos foram criados para serem compartilhados com a sociedade como bens públicos, seguindo a missão da Fundação Getulio Vargas de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Além disso, Clio Nudel Radomysler, pesquisadora, líder de projetos do CEPI e professora da FGV Direito SP participará de um podcast e será uma das palestrantes do painel “Qualidade, Inovação e Nicho institucional”, que acontece no dia 19, às 10h. E na Revista Ensino Superior que circulará no FNESP, a FGV Direito SP apresentará sua pesquisa sobre políticas de inovação pedagógica, desenvolvida no âmbito do Hub de Inovação Pedagógica da FGV.
Inscreva-se no FNESP
Conheça os palestrantes do FNESP