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FGV Direito SP premia professores por atividades de ensino participativo na 4ª edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito

Atividade vencedora foi o estudo de caso “Juízo possessório X Juízo petitório: Construindo e solucionando com as mãos”, que utiliza metodologia inovadora com blocos de Lego Serious Play

A FGV Direito SP realizou no dia 19 de outubro o webinar de premiação da 4ª edição do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito, com a divulgação das atividades vencedoras. O evento também serviu para debater sobre o presente e futuro de práticas participativas no ensino jurídico.

A atividade que mereceu o prêmio principal foi o estudo de caso “Juízo possessório X Juízo petitório: Construindo e solucionando com as mãos”, de autoria da professora Camila Bottaro Sales Coelho, do Centro Universitário Uninter, de Curitiba, no Paraná. A comissão julgadora do Prêmio Esdras destacou o detalhamento da atividade, o uso de metodologia inovadora com blocos de Lego (Lego Serious Play) e o fato de trabalhar de maneira diferenciada um tema bastante técnico do Direito Civil.

Mereceram menção honrosa as atividades “O ensino remoto do Direito Internacional Público via simulação de negociação de tratado sobre a cooperação para reger situações de pandemia”, de Nitish Monebhurrun, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); “Laboratório Prato Brasil”, de Flávia Trentini Iara Ribeiro, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; e “Disciplina: Prática Jurídica em Direitos Humanos”, de Taysa Schiocchet, Juliana Carvalho Pavão e Natalia Martinuzzi Castilho, da Universidade Federal do Paraná. Outras 14 atividades mereceram destaque.

Todas as atividades vencedoras do Prêmio Esdras irão para o Banco de Materiais de Ensino Participativo, projeto da FGV Direito SP que reúne um acervo de notas de ensino e casos didáticos para utilização gratuita por docentes de instituições de ensino.

O Prêmio Esdras já está em sua quarta edição e destina-se a professores que lecionam disciplinas jurídicas em cursos de Direito ou disciplinas jurídicas em cursos de outras áreas de conhecimento no Brasil, tanto de graduação quanto de pós-graduação ou em cursos de curta duração oferecidos por instituição de ensino superior. O prêmio abrange qualquer atividade de ensino participativo que tome o aluno como o principal agente da sua própria aprendizagem. Trata-se de um instrumento para identificar, incentivar a produção e difundir materiais didáticos que privilegiem o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Com o Prêmio Esdras, a FGV Direito SP pretende criar um círculo virtuoso no ensino jurídico brasileiro, que coloque a reflexão sobre as práticas docentes dentro e fora da sala de aula no foco da discussão. Por meio do Prêmio Esdras, a escola intensifica sua atuação para aumentar a qualidade do ensino jurídico brasileiro, na crença de que é possível atingir um patamar mais qualificado por meio do incentivo à adoção de métodos de ensino inovadores, que apresentem uma alternativa ao modelo tradicional de aula expositiva e mostrem que os alunos são os principais agentes da sua própria aprendizagem. 

Saiba mais sobre o Prêmio Esdras de Ensino do Direito.

Assista o (29) Webinar | Ser docente no ensino jurídico - 4ª Edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito - YouTube

Conheça todas as atividades vencedoras da 4ª edição do Prêmio Esdras de Ensino do Direito:

PRÊMIO PRINCIPAL

Estudo de caso: “Juízo possessório X Juízo petitório: Construindo e solucionando com as mãos”

Autora: Camila Bottaro Sales Coelho, do Centro Universitário Uninter, de Curitiba, Paraná

MENÇÕES HONROSAS

O ensino remoto do Direito Internacional Público via simulação de negociação de tratado sobre a cooperação para reger situações de pandemia

Autor: Nitish Monebhurrun, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), de Brasília, Distrito Federal

Laboratório Prato Brasil

Autora: Flávia Trentini Iara Ribeiro, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, São Paulo

Disciplina: Prática Jurídica em Direitos Humanos

Autoras: Taysa Schiocchet, Juliana Carvalho Pavão e Natalia Martinuzzi Castilho, da Universidade Federal do Paraná, de Curitiba, Paraná

PRÊMIOS DESTAQUES

Cidades de Fato

Autor: João Aparecido Bazzoli

Pitchjus processual: redesenhando a efetividade de direitos e garantias fundamentais processuais

Autora: Juliana Justo Botelho Castello

Direito Constitucional em Memes

Autora: Nathalie Kuczura Nedel

RalouWin

Autores: Iuri Bolesina, Caroline Wust e Felipe Dias

Constituição Interdisciplinar - Garantindo princípios compartilhados

Autores: Tamiris Alessandra Gervasoni e Lúcio André Müller Lorenzon

Direitos Fundamentais, sociedade e produtos midiáticos

Autor: Victor Varcelly Medeiros Farias

Desafio 24h Cesupa Law

Autores: Arthur Laércio Homci e Caio Oliveira Fanha

Desafio Legal Design e Visual Law

Autor: Rodrigo Fernandes Rebouças

Hermenêutica- Sociedade de Debates da Universidade de Brasília: Metodologia Ativa na Aprendizagem do Direito

Autores: José Geraldo de Sousa Junior e Julia Caroline Taquary dos Reis

Casoteca em Direito dos Desastres

Autora: Karina Denari Gomes de Mattos

Projeto de Extensão “Direito, trabalho e cidade: compartilhando saberes”

Autores: Analice Nogueira Santos Cunha e Vitor Costa Oliveira

Penalcast

Autores: Victor Minervino Quintiere e Luciana Musse

Bond x Lockhart – Exclusão de Sócios

Autor: Ruy Amaral Andrade

Hackathon Jurídico

Autores: Diogo Assis Cardoso Guanabara, Cláudio Azevedo da Cruz Oliveira e Eloah Lucena Bicalho