A FGV Direito SP recebeu no dia 5 de setembro uma delegação composta pela Comissão Fiscal do Parlamento sueco, Embaixada e Consulado da Suécia para conversar sobre o sistema tributário brasileiro, com foco na recém-aprovada reforma tributária.
Representaram a FGV Direito SP Mário Schapiro, coordenador do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento, Tathiane Piscitelli, professora da Graduação e do Mestrado e Doutorado Profissional em Direito e Empreendimento, e Maria Lúcia Pádua Lima, coordenadora de Relações Internacionais da Escola.
O encontro partiu da iniciativa do cônsul honorário da Suécia, Renato Pacheco Neto, que solicitou um encontro institucional com um professor de Direito tributário da Escola com o objetivo de debater oportunidades de intercâmbio de experiências e melhores práticas fiscais entre a Suécia e o Estado de São Paulo.
Tathiane Piscitelli aponta que a conversa foi muito frutífera e destaca que a comissão trouxe dúvidas e sugestões pertinentes ao novo modelo de reforma tributária, principalmente referente ao modelo de devolução personalizada dos tributos sobre o consumo, conhecido como cashback.