Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP, e Maria Lúcia Pádua Lima, coordenadora de Relações Internacionais da escola, receberam a visita de Gabriel Bocksang, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Chile (UC), e de Priscila Machado e Adolfo Wegmann, docentes da mesma instituição.
No encontro, que ocorreu em 20 de maio, os participantes conversaram sobre temas contemporâneos do ensino e da prática jurídica, como a relevância de uma visão global do Direito na formação jurídica, o impacto das novas tecnologias no exercício da profissão e o importante papel das clínicas jurídica e de metodologias inovadoras no ensino do Direito.
Houve também o início de uma conversa sobre possibilidades de cooperação entre as duas instituições, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação, e um intercâmbio entre os professores e professoras em distintas áreas do Direito, com especial enfoque em Direito dos negócios, seguros e métodos alternativos de resolução de controvérsias.
Maria Lúcia Pádua Lima avalia que este encontro foi muito importante para a estratégia de internacionalização da escola. “Temos muito interesse em fortalecer esta relação com a UC devido à sua reconhecida qualidade na formação de juristas.”
Além das iniciativas bilaterais, a coordenadora revela um grande interesse em aproximar a UC da Law Schools Global League (LSGL), que atualmente conta com FGV Direito SP, FGV Direito Rio, Universidade de Los Andes (Colômbia) e Universidade Torcuato di Tella (Argentina) como representantes da América do Sul. “A chegada da UC a este grupo fortalece bastante a representatividade sul-americana na Global League”, conclui Maria Lúcia.