Pesquisadores do Centro de Justiça Racial e Direito da FGV Direito SP (FGV Justiça Racial) participaram de dois importantes debates durante a Semana da Consciência Negra. Dentro da Programação do G20, o centro esteve no debate “Construindo o Futuro com Justiça Racial, Desenvolvimento e Reparação”, na Casa Google, onde teve a oportunidade para debater o tema da justiça racial, a partir das pesquisas do FGV Justiça Racial e das demandas dos movimentos sociais.
O foco da discussão foi a interseção entre o desenvolvimento social e ambiental e o fortalecimento da população negra e periférica no Brasil, em consonância com iniciativas como o G20 Favelas e o F20, que destacam os desafios das favelas e propõem soluções colaborativas e inclusivas.
Em 21 de novembro, o FGV Justiça Racial participou do lançamento dos resultados parciais do projeto “Mapas da Injustiça” no Instituto Pólis. O evento marcou a apresentação dos principais resultados parciais do projeto, que visa introduzir uma plataforma inovadora que servirá como repositório de dados atualizados, relatórios e análises que buscam qualificar o debate público sobre os principais desafios do Estado de Direito e o funcionamento das instituições, com ênfase nas desigualdades raciais interseccionais e no impacto da letalidade policial. O objetivo é oferecer dados precisos sobre justiça criminal e raça, fornecendo subsídios para tomadores de decisão.