Notícias

Grupo Professores pela Democracia da FGV em São Paulo lança livro com debates sobre os desafios do desenvolvimento após as eleições

E-book traz reflexões de professores de diferentes áreas do conhecimento, como administração pública, direito, economia e administração de empresas, que enfrentam os desafios do Brasil com olhares distintos e complementares.

Em setembro deste ano as escolas de Direito e Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP e FGV EAESP) organizaram dois eventos com o objetivo de debater questões urgentes para o desenvolvimento social, econômico, político jurídico-institucional do país, que necessitam de uma atenção mais ampla e integrada do que tem sido veiculada no debate público. Agora, as discussões realizadas durante esses encontros são publicadas no livro “Democracia e desenvolvimento: Pensando o Brasil para além das eleições”, lançado pelo grupo Professores pela Democracia da FGV.

Coordenado por Rubens Glezer, da FGV Direito SP, Marco Antonio Carvalho Teixeira, da FGV EAESP, e Marco Antonio Silva Costa, da FGV Direito SP, o e-book traz as reflexões de professores de diferentes áreas do conhecimento, como administração pública, direito, economia e administração de empresas, que enfrentam os desafios do Brasil com olhares distintos e complementares. Entre os temas abordados estão a promoção das políticas determinadas pela Constituição de 1988; as crises na relação da Presidência da República com o Congresso e com os governos estaduais, no financiamento e implementação de políticas públicas, na gestão do orçamento público e nas políticas tributárias; os controles sociais do orçamento e das políticas em si; a crise política e o desenho institucional; a organização e autonomia da burocracia estatal; a relação entre Presidente da República, Supremo Tribunal Federal e Procurador-Geral da República; e o futuro do presidencialismo.

O livro busca materializar as reflexões e debates realizados no evento, a fim de que as ideias sejam registradas e que os desafios sejam conhecidos e enfrentados por ainda mais pessoas. Dividido em duas partes, o e-book traz as falas de abertura do primeiro dia de encontro, com a discussão sobre as instituições brasileiras sob a perspectiva da crise e, na segunda parte, parte-se para um diagnóstico conjuntural das instituições, para então pensar o futuro da democracia brasileira.

Os autores são Ana Laura Pereira Barbosa, Caio Mario da Silva Pereira Neto, Carlos Ari Sundfeld, Cibele Franzese, Claudio Gonçalves Couto, Eduardo José Grin, Élida Graziane, Eloisa Machado de Almeida, Eurico de Santi, Fernando Limongi, Fernando Luiz Abrúcio, Guilherme Casarões, Gustavo Lopes Fernandes, Juliana Palma, Lara Mesquita, Luiz Felipe de Alencastro, Mario Aquino Alves, Rubens Glezer e Tathiane Piscitelli.

O e-book já está disponível em Democracia e desenvolvimento: pensando o Brasil para além das eleições eBook : Glezer, Rubens, Carvalho Teixeira, Marco Antonio , Silva Costa, Marco Antonio : Amazon.com.br: Livros