Em 2012, 15 escolas de Direito de diversos países se uniram para criar a Law Schools Global League (LSGL). O objetivo era reunir instituições de ensino globalizadas que acompanhavam com interesse as profundas transformações colocadas em movimento pela globalização e o forte impacto desse processo sobre os a educação e os sistemas jurídicos, exigindo novas respostas dos profissionais do Direito.
Consequentemente, havia uma grande preocupação na formação dos novos juristas que atuariam em um ambiente mais complexo e cosmopolita. Isso passou a exigir uma formação mais internacionalizada, multidisciplinar, com a inclusão de habilidades e competências que em geral não eram oferecidas nos cursos de Direito. A LSGL conta hoje com 33 escolas associadas de diversos países.
Para comemorar a data, as escolas de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e Rio de Janeiro promovem, entre 25 e 28 de julho, o 10º Encontro da Law Schools Global League, que reunirá as escolas associadas para realizar o balanço de conquistas do período e refletir sobre os principais e importantes desafios que deverão ser enfrentados nos próximos anos. O encontro terá início em 24 de julho, com um coquetel de recepção dos diretores e professores das escolas participantes da LSGL e de suas equipes.
Para Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP, o processo de globalização enfrenta um quadro complexo, com o crescimento do nacionalismo e as discussões sobre clima, tecnologias de informação e dos próprios valores do estado democrático de direito, sob ataque em várias partes do mundo. “Nos últimos anos temos assistido um crescimento das guerras comerciais, uma maior instabilidade geopolítica. Um avanço de regimes populistas, mas também esforços para mitigar a crise climática é melhor regular o sistema financeiro e as redes sociais. Tudo isso passou a integrar a agenda do jurista”.
Segundo Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio, essas transformações também obrigaram as escolas a adotar novos métodos de ensino e de pesquisa e incluir em suas grades curriculares disciplinas fundamentais para a atuação dos advogados e que estão em outras áreas do conhecimento. “O advogado contemporâneo precisa dialogar com outras áreas do saber, como economia, administração, tecnologia, aprimorar suas habilidades em negociar, liderar e comunicar suas ideias”.
Sobre a LSGL
Fundada em 2012 pela FGV Direito SP e pela Tilburg University, da Holanda, a LSGL tem como objetivo mapear interesses comuns, facilitar a cooperação em pesquisa e métodos de ensino, buscar novos talentos na área acadêmica para aumentar a exposição internacional e criar métodos de treinamento e ensino para atender a demandas de internacionalização das profissões jurídicas.
As universidades que participarão do encontro são: EBS Law School, FGV Direito Rio, FGV Direito SP, Georgetown University, IE Law School, ITAM, Koç, Kyushu University, National University of Ireland Galway, National University of Singapore, Northwestern University, O.P Jindal Global University, Queen's University Belfast, Radzyner Law School (IDC), Stockholm University, Strathmore University, Tilburg University, Universidad de los Andes, Universidade Católica Portuguesa, Universitá di Torino, Universität Freiburg/Université Fribourg, University of Cape Town, University of Edinburgh, University of Pretoria e UNSW Sidney.