Estado de direito e populismo autoritário: erosão e resistência institucional no Brasil (2018-22) conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas na 10º edição do Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O livro foi organizado pelos professores(as) da FGV Direito SP Oscar Vilhena Vieira, Raquel de Mattos Pimenta, Marta Rodriguez de Assis Machado e pelo professor da Universidade de Oklahoma Fabio de Sa e Silva e publicado pela Editora FGV.
Formulada com a colaboração de pesquisadores de 11 prestigiosas universidades no Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá, a obra mapeia, por meio de uma pesquisa detalhada, os métodos e as estratégias institucionais e parainstitucionais empregadas entre 2018 e 2022 com o objetivo de corroer as instituições do Estado democrático de Direito, em diversas arenas e políticas públicas. Apresenta também formas de resistência institucional e formas de defesa da democracia.
O Prêmio Abeu foi instituído em 2015 com o objetivo de distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 21 de novembro.