A rotina atribulada de escritórios de advocacia e empresas faz com que muitos profissionais bem-sucedidos do Direito adiem a continuidade de sua formação acadêmica. Entre os motivos deste adiamento estão a grade curricular dos programas de mestrado tradicionais, que via de regra exige dedicação integral, e o modelo de pesquisa, muitas vezes pouco aderente aos objetivos profissionais de quem está no mercado jurídico. É para atender à demanda de formação desses profissionais que a FGV Direito SP criou, em 2013, o Mestrado Profissional. Pioneiro entre os programas profissionais na área do Direito, o curso já formou centenas de mestres e, segundo ex-alunos, impactou positivamente não apenas suas carreiras, mas também os escritórios onde atuam.
“O Mestrado Profissional da FGV Direito SP alavancou minha carreira exatamente como eu gostaria, o que foi extremamente gratificante para mim”, afirma o advogado Renan Tadeu Soares, mestre em Direito dos Negócios. “Fui promovido a sócio do SABZ Advogados, abri diversas portas no mundo acadêmico e passei a ter maior reconhecimento no mercado”, conta. Segundo ele, o escritório enxergou o amadurecimento profissional que entendia ser necessário para a promoção à sociedade e passou a se posicionar como uma sociedade de advogados ainda mais especializada em litígios complexos, insolvência e mercado imobiliário.
De acordo com Bruno Aguiar, mestre em Direito Tributário pela FGV Direito SP e sócio do escritório Rayes & Fagundes Advogados, cursar o Mestrado Profissional acrescentou autoconfiança profissional. “Aumentou minha credibilidade perante meus pares e clientes”, diz.
Para Sérgio Ricardo Nutti Marangoni, mestre em Direito dos Negócios pela FGV Direito SP, o valor agregado pelo Mestrado Profissional foi mais pessoal do que perante o escritório do qual é sócio fundador e onde trabalha desde sua formação em Direito. “Porém, após ter feito o curso de mestrado, diversos outros profissionais do escritório, entre sócios e advogados seniores, também resolveram fazer o curso de mestrado profissional na FGV Direito SP”, afirma. “Penso ser um claro exemplo de impacto positivo, de transmissão de cultura.”
Escolha pelo programa da FGV Direito SP
Bruno Aguiar conta que cursar um mestrado era um desejo desde a conclusão da graduação, mas que sua atividade profissional e rotina familiar o fez postergar a decisão. “Quando alguns colegas comentaram do Mestrado Profissional da FGV, a excelência dos professores, a profundidade do conteúdo e dos debates, o alto nível dos alunos, e tudo no contexto de um propósito profissional, menos acadêmico, eu não tive dúvidas, me inscrevi imediatamente”, afirma. “Superou todas as minhas expectativas, sobretudo pela preocupação desde o primeiro dia em acompanhar de perto o ritmo do aluno e já aparelhá-lo com todas as ferramentas para construir a dissertação desde o primeiro momento.”
Renan Tadeu Soares relata que decidiu cursar o Mestrado Profissional da FGV Direito SP pois acreditava que esse curso reuniria o que há de melhor nos âmbitos acadêmico e profissional. “Essa crença se confirmou ao longo do curso: os professores e os alunos se demonstraram profissionais altamente qualificados, com ótima formação e profunda experiência profissional, e isso possibilitou um aprendizado constante e o fortalecimento de ótimas conexões”, diz. “Na minha opinião, os diferenciais do programa mais relevantes para a minha atuação e a atuação do meu escritório são especialização, networking e conexão entre os mundos profissional e acadêmico.”
Para Sérgio Marangoni, o programa significou uma reconexão com o mundo acadêmico. “Conclui minha graduação em 1991 na USP, e logo em 1993 comecei meu mestrado em Direito Comercial. Fiz todos os créditos e larguei o curso após, sem concluir a dissertação”, conta. “Em razão de ter aberto meu próprio escritório de advocacia tão logo me formei, não dei conta de cuidar do escritório e também concluir o mestrado, além do fato de que não possuía a necessária vivência no mundo jurídico que me possibilitasse fazer uma boa dissertação.” Durante 20 anos, segundo ele, ficou um vazio acadêmico em sua atuação de advogado. “Quando soube da criação do Mestrado Profissional da FGV Direito SP e das características do curso, não tive dúvidas e logo me inscrevi. Era a chance de voltar ao mundo acadêmico, num momento já com larga experiência profissional e condições de me dedicar ao projeto do mestrado.” Para Marangoni, as principais características do curso são a multidisciplinaridade e o modelo de trabalho de conclusão. “Somente essas características já te levam a ‘pensar fora da caixa’, criando um ambiente acolhedor e estimulante ao mesmo tempo.”
Modelo de pesquisa
O modelo de pesquisa é justamente uma das características mais relevantes do Mestrado Profissional da FGV Direito SP que levam profissionais do Direito a optarem pelo programa. Diferente da dissertação tradicional, este modelo busca aproximar a pesquisa doutrinária tradicional de base dogmática (que muitas vezes ignora o contexto fático e permanece hermética) da pesquisa empírica pervasiva (mais orientada pela aproximação com a realidade do que por particularidades metodológicas). As pesquisas daí resultantes podem explorar problemas complexos, casos paradigmáticos ou práticas jurídicas subformalizadas, levando a trabalhos de conclusão com utilidade prática que contribuam para a solução de problemas concretos no campo jurídico.
Segundo Bruno Aguiar, o programa permitiu que ele aprofundasse a pesquisa para a dissertação com aplicação prática para seus negócios. “Creio que o modelo de trabalho de conclusão seja o maior diferencial do Mestrado Profissional”, diz. Renan Tadeu Soares, cuja dissertação foi citada durante o julgamento de um leading case sobre o tema de sua pesquisa no Superior Tribunal de Justiça (STJ), relata que os professores sempre foram solícitos e a estrutura colocada à disposição dos alunos facilita muito as pesquisas realizadas durante o curso.
Sérgio Marangoni traz um exemplo da aplicabilidade da pesquisa no Mestrado Profissional: “Minha dissertação foi fruto de um caso prático de meu escritório e que inspirou minha pesquisa e minha busca por soluções no mundo acadêmico. No fim do meu mestrado e já com a dissertação pronta e livro publicado, foi ela que acabou ajudando e impactando a finalização do caso prático que ainda não ocorrera”, conta. “Penso que o mundo acadêmico e a vida quotidiana do exercício da advocacia são uma via de mão dupla”, diz. “Há interação e simbiose, os impactos são recíprocos: o mundo acadêmico fornece ferramentas para uso direto na advocacia, tais como conhecimento de doutrinadores e de fontes de pesquisa, visões de vanguarda, dentre outros. E, por sua vez, o exercício diário da advocacia é fonte de questões que inspiram o mundo acadêmico. É o Direito sofrendo sua aplicação prática, é o Direito vivo.”
Criação do Doutorado Profissional
Além das experiências comuns na valorização de suas carreiras e no sucesso de suas pesquisas, os três mestres têm algo mais em comum: todos eles acabam de ingressar no recém criado Doutorado Profissional da FGV Direito SP, cuja primeira turma terá início em agosto deste ano. Também pioneiro na área do Direito, o curso surgiu como desdobramento natural da experiência de sucesso com o Mestrado Profissional. O objetivo do curso é formar lideranças com potencial de transformar a prática jurídica em sua área de atuação, mediante a concepção de soluções funcionais e inovadoras, que envolvam preferencialmente o emprego de tecnologias avançadas. O aluno deve ser capaz também de identificar espaços de aprimoramento e propugnar por mudanças na legislação vigente.
Saiba mais sobre o Mestrado Profissional da FGV Direito SP
Saiba mais sobre o modelo de pesquisa do Mestrado Profissional da FGV Direito SP
Inscreva-se no Mestrado Profissional da FGV Direito SP