Notícias

Ministro do STF Luís Roberto Barroso comparece à inauguração de nova sede da FGV Direito SP

O evento marcou uma importante etapa na trajetória da instituição, reunindo figuras proeminentes do mundo jurídico e acadêmico.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou ontem, 22 de abril, a solenidade de inauguração da nova sede destinada à Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), localizada na Rua Dr. Plínio Barreto, 365. O evento marcou uma importante etapa na trajetória da instituição, reunindo figuras proeminentes do mundo jurídico e acadêmico. Entre os convidados esteve presente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

O novo campus, concebido para oferecer uma experiência acadêmica de excelência e fomentar a inovação, reflete o compromisso da FGV Direito SP com o aprimoramento constante de seu ambiente educacional. Com uma estrutura moderna e funcional, a nova sede proporcionará não apenas um espaço adequado para o desenvolvimento acadêmico, mas também permitirá a expansão dos programas de ensino, pesquisa e extensão da escola.

Entre os convidados ilustres, estiveram presentes Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Patrícia Vanzolini, presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP); Josie Jardim, diretora jurídica da Amazon; além dos anfitriões Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getulio Vargas, e Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP.

Em seu discurso, Oscar Vilhena Vieira destacou que o encontro teve como objetivo “celebrar duas décadas de existência da escola, assim como marcar a inauguração de um novo ciclo da comunidade acadêmica que coincide com a ocupação do novo prédio.” Vilhena agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a missão da escola em formar profissionais de excelência e com o compromisso com valores éticos, capazes de enfrentar os desafios de uma sociedade em forte processo de transformação.

Os convidados destacaram, em seus discursos, a excelência na pesquisa, ensino e inovação promovidos pela FGV. Josie Jardim, diretora jurídica da Amazon, enfatizou a importância da simplificação e comunicação clara no campo jurídico. O ministro Luís Roberto Barroso expressou gratidão pela inauguração e elogiou a FGV por formar profissionais comprometidos com valores éticos. Patrícia Vanzolini, presidente da seccional paulista da OAB-SP, destacou a importância da Fundação como um guia em tempos de incerteza. Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, elogiou a tradição e excelência acadêmica da FGV.

Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da FGV, enfatizou a necessidade de promover pesquisa de qualidade no Brasil e investir em educação para fortalecer a posição do país no cenário global. “A ideia fundamental que guia a fundação é que tudo deve estar imerso na pesquisa, pesquisa de qualidade.”

Após os discursos, em um gesto simbólico, foi descerrada a placa de inauguração. O coquetel de inauguração da nova sede da FGV Direito SP foi um momento de celebração e reflexão sobre o papel fundamental da educação jurídica na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Assista o vídeo da Cerimônia de Inauguração da nova sede da FGV Direito SP