A Revista Direito GV disponibilizou novos trabalhos e artigos jurídicos na edição 46, que abordam desde reflexões sobre acesso à justiça até novas tendências da advocacia atual. O assunto de maior destaque é o estudo de temas de Direito e Desenvolvimento na América Latina, feito a partir de um projeto de entrevistas denominado Vozes do Sul Global.
Em editorial intitulado “Como pensamos o campo do Direito e Desenvolvimento na América Latina?”, a professora do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP revelou algumas conclusões de questionários aplicados pelo programa a professores e especialistas da região, captando suas expectativas e preocupações.
A partir deste material, uma das mudanças propostas é incentivar o pesquisador latino-americano a protagonizar projetos que envolvam a região, provocando uma mudança histórica, até então marcada pela formação de acadêmicos do Sul em instituições do Norte Global, o que conduz à reprodução de contextos muito diferentes dos que eles vivenciam na prática. A proposta seria incentivar esses acadêmicos a se tornarem protagonistas dos projetos em que atuam em seus próprios países.
Entrevistas
O destaque deste número foram os textos e reflexões sobre temas de Direito e Desenvolvimento na América Latina, organizados em um ciclo de quatro entrevistas com especialistas globais sobre o tema:
Acesse a Revista Direito GV
Pelo Repositório Digital da FGV
Pelo SciELO