O Núcleo de Justiça e Constituição (NJC) da FGV Direito SP realizou em 11 de agosto o 1º Simpósio NJC de Iniciação Científica, com a participação de graduandas e graduandos da FGV e de outras instituições do país. Os(as) estudantes apresentaram suas pesquisas de iniciação científica, em andamento e finalizadas, para uma mesa de interlocutoras e interlocutores institucionais composta por professores da FGV Direito SP e pesquisadores do Mestrado e Doutorado Acadêmico da instituição.
O evento teve um alcance amplo: juntamente com alunos de graduação da FGV Direito SP, participaram estudantes da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e Faculdade de Direito da USP (FDRP/USP e FD/USP), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal Fluminense, Universidade Católica de Santos, Centro Universitário do Pará e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A proposta do evento foi realizar um debate horizontal sobre a pesquisa na graduação a partir de dois grandes temas: “Redação científica, metodologia, fontes e resultados de pesquisa” e “Desafios de orientação e desenvolvimento de pesquisa e oportunidades de publicação”. Fugindo do formato convencional dos eventos de apresentação de trabalhos de iniciação científica, o evento se propôs a ser uma troca de experiências, de modo que o diálogo entre estudantes de graduação e interlocutores institucionais foi aberto, franco e informal. O objetivo de se criar um espaço seguro e confortável para exposição de dúvidas e questionamentos dos participantes foi alcançado, gerando um resultado final muito produtivo.
O evento, que está em sua primeira edição, foi pensado para ser uma experiência inovadora formativa de ponta e ponta da carreira acadêmica: para os estudantes de graduação, no sentido de desenvolvimento de habilidades de apresentação de trabalhos e interlocução acadêmica; e para os professores e, especialmente, pesquisadores de pós-graduação, no sentido de aperfeiçoamento da reflexão sobre formas de gerar devolutivas de avaliação e sobre o próprio processo de orientação acadêmica.