O Núcleo de Justiça Racial e Direito (NJRD) da FGV Direito SP abriu edital para a seleção de uma pesquisadora na área de raça e segurança pública para trabalhar no projeto “Mapas da (In)justiça”. O projeto tem o objetivo criar uma plataforma digital com dados precisos sobre violência contra pessoas negras e seu processamento na justiça criminal, a fim de informar formuladores de políticas públicas e facilitar os esforços de reforma institucional.
A candidata selecionada, que deve ter doutorado concluído ou em andamento em ciências sociais, direito ou áreas correlatas, será responsável pela pesquisa bibliográfica e documental de materiais relacionados à segurança pública e racismo, por analisar o material em conjunto com os dados coletados para alimentação da plataforma e por escrever relatórios e artigos resultantes da pesquisa. Buscará, ainda, identificar tendências, padrões e pontos de interesse que possam contribuir para uma compreensão mais aprofundada da intersecção entre segurança pública e racismo. Por fim, fará a combinação de informações de fontes primárias e secundárias, juntamente com dados quantitativos e qualitativos, assumindo a responsabilidade de comunicar os resultados da pesquisa de maneira clara e acessível ao público-alvo da pesquisa.
As inscrições deverão ser feitas até às 23h59 do dia 19 de fevereiro de 2024 pelo formulário disponível no link https://forms.gle/PMFeuvWQoh5Xqvx98.
Acesse o EDITAL para mais informações.
Saiba mais sobre o Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV