Notícias

Oscar Vilhena analisa a reação da democracia após a experiência autoritária em encontro virtual do Carnegie Council nesta terça

Debate conta com as contribuições dos pesquisadores Bhavani Fonseka e James Sasso sobre as ameaças sofridas por instituições democráticas pelas forças autoritárias. A moderação é do professor Aziz Z. Hug

Nos últimos anos, as democracias em todo o mundo experimentaram perigosos confrontos com o autoritarismo. Países como EUA, Brasil e Sri Lanka viram suas instituições se curvarem, mas não quebrarem sob o peso de forças iliberais.

Esses países e outros devem agora enfrentar várias questões críticas: que lições podemos tirar de um quase acidente com o autoritarismo? E que ações devemos tomar para prevenir futuros retrocessos democráticos, bem como restaurar e renovar as instituições democráticas de volta (pelo menos) aos níveis anteriores de vitalidade?

Em 7 de março, às 14h, o Carnegie Council realizará um painel virtual para explorar essas questões. O evento se baseará em uma mesa redonda especial de ensaios sobre como curar e reimaginar a democracia constitucional liberal publicada na edição mais recente da Ethics & International Affairs, a revista trimestral do Carnegie Council.

Participam deste encontro Oscar Vilhena Vieira, professor de Direito Constitucional da FGV Direito SP; Bhavani Fonseca, advogada em direitos humanos e pesquisadora sênior do Centro de Políticas Alternativas; e James Sasso, ex-pesquisador sênior da U.S. House Select Committe on the January 6 Attack.

A moderação é de Aziz Z. Hug, professor de Direito comparado e Direito constitucional da Universidade de Chicago e articulista do Washington Post.

As inscrições estão disponíveis pelo link How to Renew & Rebuild Our Democracies | Carnegie Council Registration