Notícias

Oscar Vilhena dá aula de direitos humanos para estudantes da Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas

A Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas é uma iniciativa dos discentes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Guarulhos, que perceberam a ausência de uma olimpíada estudantil na área de ciências humanas, como ocorre com as ciências exatas.

O professor Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP, ofereceu uma aula especial sobre direitos humanos destinada a estudantes de ensino médio de todo país, participantes da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas (OBCH), que acontece neste ano.

A Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas é uma iniciativa dos discentes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Guarulhos, que perceberam a ausência de uma olimpíada estudantil na área de ciências humanas, como ocorre com as ciências exatas. As olimpíadas estudantis contribuem para o desenvolvimento dos estudantes ao estimular competências e habilidades pessoais como criatividade, raciocínio lógico e pensamento crítico, ao mesmo tempo em que permitem o aprofundamento em conteúdos de acordo com seus interesses temáticos.

A primeira edição da Olimpíada foi realizada em 2022 e contou com a participação de estudantes de todos os Estados do país, tendo premiado mais de 200 alunas e alunos e despertado o interesse por estudos na área de humanidades.

Em sua aula, o professor Oscar Vilhena, um dos fundadores da FGV Direito SP, da Conectas Direitos Humanos, da Comissão Arns de Direitos Humanos e do Instituto Pro Bono e autor de diversos livros, entre eles “Direitos Fundamentais – uma leitura da jurisprudência do STF” e “Direitos humanos e vida cotidiana”, abordou o tema da atividade e respondeu às perguntas dos participantes.

Mais informações sobre a OBCH estão disponíveis no site https://www.obch.com.br/