Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP, foi um dos convidados na mesa de debate “Democracia e Riscos – Desafios e Perspectivas para o Presente e o Futuro” na Conferência Ethos 360º - 2024, que ocorreu em São Paulo, no Pavilhão Bienal Ibirapuera, nos dias 18 e 19 de setembro.
Ao lado de Arthur Mello, coordenador de Advocacy no Pacto pela Democracia; Felipe Saboya, diretor-adjunto do Instituto Ethos; e Thaís Zschieschang, fundadora da Ecossistema de Impacto e cofundadora do Delibera Brasil, a contribuição de Oscar Vilhena foi trazer à tona experiências internacionais que possam servir de modelos para analisar por quais riscos a democracia brasileira passa e também possíveis alternativas para fortalecê-la.
O debate parte da análise das grandes transformações sociais, políticas e tecnológicas pelas quais passam as democracias no mundo. E, a partir deste ponto, os debatedores exploraram as ameaças externas e internas, incluindo a polarização política, a desinformação e a manipulação de informação, o enfraquecimento das instituições e da confiança pública e o uso da liberdade de expressão para discursos de ódio.
“Foi uma excelente oportunidade para debater os desafios hoje colocados para nossa democracia, com setores empresariais. A crise da democracia liberal é algo que deveria envolver todos os setores da sociedade”, explica Oscar Vilhena.
A Conferência Ethos é um evento anual realizado no Brasil que busca promover debates e reflexões sobre temas relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, ética nos negócios e outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável. Organizada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, ela reúne líderes empresariais, representantes do governo, organizações não governamentais e especialistas em diversas áreas para discutir práticas e políticas que visam promover uma economia mais sustentável e socialmente responsável. O evento é uma plataforma importante para o compartilhamento de ideias, melhores práticas e colaboração entre diferentes setores da sociedade.