Notícias

Pesquisadora do CEPI participa de conferência na Colômbia

O evento reuniu diferentes palestrantes para uma diálogo sobre como construir um Judiciário mais inovador e voltado para transformação social.

A pesquisadora Clio Nudel Radomysler, líder de projetos do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP participou, no dia 24 de novembro, da conferência “Con la gente, de cara al cambio en la justicia”, realizada pela Rama Judicial - Consejo Superior de la Judicatura de Colômbia, na cidade de Cali.

O evento reuniu diferentes palestrantes para uma diálogo sobre como construir um Judiciário mais inovador e voltado para transformação social. Em sua apresentação, Clio apontou quatro tendências de mudanças no ensino jurídico e fez reflesões sobre o seu impacto no sistema de justiça. Participaram do encontro o presidente do Conselho Superior do Poder Judiciário da Colômbia, Aurelio Enrique Rodríguez Guzmán, o presidente da Suprema Corte de Justiça do país, Fernando Castillo Cadena, a presidente do Tribunal Constitucional da Colômbia, Diana Fajardo Rivera, o presidente do Conselho de Estado, Jaime Enrique Rodríguez Navas, além de magistrados de tribunais superiores e servidores judiciais.

As tendências apresentadas foram abertura para aprendizagem ao longo da vida, priorização do bem-estar e da equidade, formação integral e voltada para competências e novo papel da tecnologia. Elas são parte da pesquisa Futuro do Ensino Superior: tendências, perspectivas e questionamentos realizada pelo CEPI em 2022, que teve o objetivo de diagnosticar tendências para o futuro do ensino superior e buscar exemplos de iniciativas adotadas no mundo e no Brasil para lidar com os desafios atuais após a pandemia da Covid-19. Os resultados contribuem para o aprofundamento do diálogo sobre o papel das instituições de ensino superior, seu posicionamento tanto no âmbito local quanto global e a relação e a atuação de docentes, estudantes e funcionários, incentivando a reflexão sobre diferentes possibilidades de mudança.

O vídeo do evento está disponível em Consejo Superior de la Judicatura: Con la gente, de cara al cambio en la justicia (youtube.com)