Notícias

Pesquisadoras do CEPI apresentam projetos de pesquisa no Fórum da Internet no Brasil

FIB é promovido pela Organização das Nações Unidas e neste ano ocorre em Natal

Ana Paula Camelo, Olivia Pasqualetto e Deíse Camargo Maito, pesquisadoras do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, apresentam projetos de pesquisa no 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB), evento nacional anual promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entre 31 de maio e 03 de junho, em Natal (RN), com transmissão ao vivo.

Deíse Maito participa da mesa “Proteção de criança online na pandemia: ferramentas e boas práticas para um ambiente seguro”, apresentando o projeto “Formação de Educadores em Direitos Digitais” do CEPI. A pesquisa busca analisar e descobrir formas de proteger crianças e adolescentes na internet, com foco em práticas no ensino básico. Todas as fases do estudo podem ser acessadas AQUI.

Olivia Pasqualetto e Ana Paula Camelo compõem a mesa “Trabalhos com e pela Internet: o que os desafios do presente podem dizer do futuro”, onde debatem com especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outros convidados  impacto da tecnologia nas relações de trabalho.

Em 2020, o CEPI iniciou o projeto de pesquisa “Futuro do Trabalho e Gig Economy: questões regulatórias sobre tecnologia e proteção social”, pelo qual estuda diversos aspectos regulatórios que impactam a sociedade e o Direito em relação às novas formas de trabalho surgidas no desenvolvimento de relações entre internet e novas plataformas de trabalho. Todas as publicações da pesquisa podem ser acessadas AQUI.

O FIB é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem, opinarem e debaterem as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Para mais informações, acesse https://forumdainternet.cgi.br/