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Prêmio Esdras de Ensino do Direito entra na segunda fase

Nesta segunda fase, a comissão julgadora do Prêmio Esdras, composta pelos docentes indicados no edital, definirá a atividade vencedora, as atividades que receberão menção honrosa e as que irão para o Banco de Materiais de Ensino Participativo.

A FGV Direito SP deu início à segunda fase do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito, que reconhece iniciativas de ensino participativo inovadoras em todo o país. O prêmio recebeu inscrições de todas as regiões do país e parte delas foi selecionada para a segunda fase pela equipe de pareceristas que avalia as atividades inscritas.

Nesta segunda fase, a comissão julgadora do Prêmio Esdras, composta pelos docentes indicados no edital, definirá a atividade vencedora, as atividades que receberão menção honrosa e as que irão para o Banco de Materiais de Ensino Participativo. O Banco de Materiais é um projeto da FGV Direito SP que reúne um acervo de notas de ensino e casos didáticos para utilização gratuita por docentes de instituições de ensino. A divulgação dos resultados do prêmio ocorrerá em um evento online que será realizado no dia 19 de outubro, às 20h.

O Prêmio Esdras já está em sua quarta edição e destina-se a professores que lecionam disciplinas jurídicas em cursos de Direito ou disciplinas jurídicas em cursos de outras áreas de conhecimento no Brasil, tanto de graduação quanto de pós-graduação ou em cursos de curta duração oferecidos por instituição de ensino superior. O prêmio abrange qualquer atividade de ensino participativo que tome o aluno como o principal agente da sua própria aprendizagem. Trata-se de um instrumento para identificar, incentivar a produção e difundir materiais didáticos que privilegiem o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com ele, a FGV Direito SP pretende criar um círculo virtuoso no ensino jurídico brasileiro, que coloque a reflexão sobre as práticas docentes dentro e fora da sala de aula no foco da discussão. Por meio do Prêmio Esdras, a escola intensifica sua atuação para aumentar a qualidade do ensino jurídico brasileiro, na crença de que é possível atingir um patamar mais qualificado por meio do incentivo à adoção de métodos de ensino inovadores, que apresentem uma alternativa ao modelo tradicional de aula expositiva e mostrem que os alunos são os principais agentes da sua própria aprendizagem. 

Saiba mais sobre o Prêmio Esdras de Ensino do Direito.