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Professor da FGV Direito SP lança livro sobre venture capital e financiamento de startups no Brasil

No livro, Alexandre Pacheco da Silva analisa as adaptações necessárias para o desenvolvimento do setor no país, identificando desafios como o backlog de patentes, as restrições do mercado de capitais e o alto custo reputacional do fracasso empresarial.

O professor Alexandre Pacheco da Silva, da FGV Direito SP, é autor do livro Venture Capital à Brasileira: Adaptações e Limitações ao Financiamento de Startups. Recém lançada pela editora Dialética, a obra examina a formação e evolução do venture capital no Brasil, destacando como o ambiente regulatório-institucional moldou esse modelo de financiamento.

A partir de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2019 e defendida como tese de doutorado, Alexandre analisa as adaptações necessárias para o desenvolvimento do setor no país, identificando desafios como o backlog de patentes, as restrições do mercado de capitais e o alto custo reputacional do fracasso empresarial. O autor discute como o modelo de venture capital foi originalmente estruturado nos Estados Unidos e sua internacionalização, contrastando esse processo com a realidade brasileira. A partir de entrevistas com gestoras de recursos e instituições-chave, o estudo revela como investidores locais priorizam negócios inovadores em modelos de mercado, em detrimento de empresas de base tecnológica.

A obra contribui para o debate acadêmico e para a formulação de políticas públicas voltadas ao financiamento de startups, sendo leitura essencial para estudiosos, investidores e formuladores de políticas do setor.

Doutor em Política Científica e Tecnológica, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP, Alexandre é professor dos cursos de Graduação em Direito e também do Mestrado Profissional em Direito e Empreendimento da FGV Direito SP, sendo um dos coordenadores da linha de Direito e Tecnologia do programa e do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da escola.