Notícias

Professor da FGV Direito SP publica dossiê “Supremocracia desafiada” na Revista Estudos Institucionais

Com 10 artigos, dossiê organizado por Rubens Glezer tem início com artigo ‘A Supremocracia Desafiada’, cujo objetivo é melhor compreender a relação entre a percepção de legitimidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e as condições para que o tribunal exerça autoridade.

O professor da FGV Direito SP Rubens Glezer é o organizador do dossiê “Supremocracia desafiada”, publicado na Revista Estudos Institucionais, da Faculdade Nacional de Direito (FND) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com 10 artigos, o dossiê tem início com o artigo ‘A Supremocracia Desafiada’, de autoria de Rubens Glezer e Oscar Vilhena Vieira, cujo objetivo é melhor compreender a relação entre a percepção de legitimidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e as condições para que o tribunal exerça autoridade.

No artigo inicial do dossiê, os autores argumentam que o ambiente público hostil ao STF acaba impactando sobre a autoridade do tribunal e sobre a autoridade das suas próprias decisões. Neste sentido, defendem que o STF precisa tomar medidas urgentes para tentar reverter a percepção social sobre a legitimidade da sua atuação, sob pena de, em um curto prazo, abrir a possibilidade de ter suas decisões amplamente descumpridas. E alertam que, em relação à percepção social, não basta ser imparcial, mas também é necessário parecer imparcial. Em sua conclusão, os autores também recomendam a adoção de medidas estratégicas relevantes para a recuperação e construção da legitimidade sociológica institucional, como sugestões construtivas para o aperfeiçoamento do STF.

O dossiê ainda conta com artigos dos(as) professores(as) da FGV Direito SP André Rosilho, Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto, Tathiane Piscitelli, Juliana Furtado Costa Araujo e Maria Cecília de Araujo Asperti e das pesquisadoras da Escola Ana Laura Pereira Barbosa e Danieli Rocha Chiuzuli, além dos(as) professores(as) e pesquisadores(as) Christian E. C. Lynch, Wingler Alves Pereira, Fabiana Luci de Oliveira, Maria Tereza Sadek, Eduardo Jordão, Ademar Borges, Alaor Leite, Rafael G. Giovanelli e Suely M. V. G. de Araújo.

Acesse o dossiê pelo link https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/24