Professor Thiago Amparo apresenta paper sobre letalidade policial no SELA

O professor Thiago Amparo, da FGV Direito SP, apresentará nesta semana um paper no painel “Inventing the ‘Other’ and its Consequences for Democracy”, que acontece no SELA – Seminário Latino-Americano de Teoria Constitucional e Política, organizado pela Yale Law School em parceria com diversas escolas de Direito da América Latina, entre elas a FGV Direito SP. Neste ano o SELA, que acontece em Santiago entre os dias 9 e 12 de junho, tem como tema “Fixing the Ship at Sea: Threats to Democracy and Efforts to Rebuild” e contará com a participação de diversos professores da FGV Direito SP.

Amparo apresentará o paper “Police Necropolitics as Crisis of Democracy in Brazil”, que analisa a audiência pública da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam reconhecidas e sanadas as graves lesões a preceitos fundamentais constitucionai, decorrentes da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro marcada pela excessiva e crescente letalidade da atuação policial. O paper busca destacar, a partir das falas de ativistas e vítimas, quais são os mecanismos jurídicos que permitem altos índices de letalidade policial no Brasil.

O SELA é um encontro acadêmico anual que reúne acadêmicos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Jamaica, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Espanha e Estados Unidos. A cada ano, os participantes discutem uma seleção de trabalhos escritos para o seminário que refletem um conjunto de temas determinados pelos diretores do corpo docente e representantes das universidades parceiras. Mais informações estão disponíveis no link https://law.yale.edu/centers-workshops/yale-law-school-latin-american-legal-studies/sela/partner-institutions