A professora da FGV Direito SP Tarsila Reis Jordão é a autora do livro “Reformando o Estado - os casos do Chile, Brasil e Argentina (2025)”. Recém lançado pela editora Jus Podivm, o livro parte do argumento central de que “reforma de Estado” é uma política pública contínua, auto conflitante e global, que desafia qualquer estabilidade do Direito administrativo.
A obra não se limita a afirmar que as transformações do Estado nos últimos 20 anos têm afetado o Direito administrativo, mas, para além disso, defende que atualmente seu conteúdo programático não é o mais relevante: o compromisso é não se comprometer com nenhum conjunto pré-fixado de instrumentos de elaboração e de implementação de políticas públicas.
Para fazer essa análise, o livro parte da comparação entre os casos do Chile, Brasil e Argentina. “Confrontando o dogma, este fascinante livro argumenta que, para manter sua relevância, a base do Direito administrativo tem de ser outra, nada romântica e heroica: a aproximação com as políticas públicas, por meio de abertura jurídica à experimentação, à adaptação e à busca de eficiência. Mas o objetivo desta obra não é a defesa de soluções específicas de reforma, e sim a construção de um caminho analítico, focado no ‘como fazer?’”, diz o jurista Carlos Ari Sundfeld no prefácio.
Tarsila Reis Jordão é doutora em Direito Público pela SciencesPo Paris, com um ano de pesquisas na Harvard Law School, mestre em Direito Público pela Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne) e mestre em Política Comparada pela London School of Economics and Political Sciences (LSE).
O livro está disponível pelo link www.editorajuspodivm.com.br/JUS3405