Notícias

Professora da FGV Direito SP é nomeada diretora do centro de pesquisas Mecila

Mecila é um consórcio acadêmico composto por três instituições alemãs e quatro latino-americanas que tem o objetivo de desenvolver pesquisas de ponta a partir da cooperação interdisciplinar horizontal entre pesquisadoras e pesquisadores da Alemanha, América Latina, Caribe e outras regiões do mundo.

A professora da FGV Direito SP Bianca Tavolari foi nomeada diretora brasileira do Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America. O Mecila, como é chamado, é um consórcio acadêmico composto por três instituições alemãs (Freie Universität Berlin, Universität zu Köln e Ibero-Amerikanisches Institut) e quatro instituições latino-americanas (USP, Cebrap e El Colegio de México e Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales da Universidad Nacional de La Plata) que tem o objetivo de desenvolver pesquisas de ponta a partir da cooperação interdisciplinar horizontal entre pesquisadoras e pesquisadores da Alemanha, América Latina, Caribe e outras regiões do mundo.

O Mecila é um dos cinco centros internacionais de estudos avançados em ciências humanas e sociais financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa. Sua sede fica em São Paulo, mas suas atividades ocorrem em todas as sete instituições associadas, que desenvolvem projetos conjuntos. A cada ano o conselho executivo do Mecila elege quatro diretoras(es) para gerirem o centro: dois permanecem em São Paulo durante seus mandatos, enquanto os outros dois presidem o centro a partir de suas instituições de origem. Completam a diretoria que comandará o Mecila de abril a setembro de 2024 Peter Schulze (UzK/ Mecila), Gloria Chicote (UNLP/Mecila) e Susanne Klengel (FU Berlin/ Mecila).