Notícias

Professora da FGV Direito SP será uma das premiadas no XXI Prêmio Zumbi dos Palmares da Alesp

Alessandra Benedito também lança hoje, 4 de novembro, o livro “O futuro do trabalho - Agendas e interseccionalidades”, do qual é coautora.

A professora da FGV Direito SP Alessandra Benedito, coordenadora do Comitê de Diversidade da Escola e vice-presidente de Equidade na Fundação Lemann, será uma das agraciadas com o XXI Prêmio Zumbi dos Palmares, que será entregue no dia 4 de novembro, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A premiação é concedida a lideranças populares com destacada atuação na luta contra o preconceito e por um mundo mais justo. A cerimônia será presidida pelo 1º secretário da Alesp, deputado Teonílio Barba, em mesa que contará com deputados estaduais e a coordenadora do SOS Racismo, Iara Bento. O evento é parte do calendário de atividades do Mês da Consciência Negra na Alesp. Também serão homenageados Adão Pedro da Silva (in memoriam), Adriana Arcebispo, Bárbara Querino de Oliveira, Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Solano Trindade, Comunidade Quilombola do Cafundó, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Cristiana Tais de Carvalho, David Dias, Debora Silva Maria, Dentinho de Oxóssi, Desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, Diva Alves da Silva, Fred Nicácio, Edson Negrão, Elvio Aparecido Motta, Gilmar Borges de Almeida, G.R.C.E.S. Mocidade Alegre, Ilé Axé Oxossi Caçador, Innocence Project Brasil, José Ferreira Dias, José Rodrigues da SIlva, Major Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, Professor Jacaré, Rachel Maia, Ruth Lopes Costa, Sonaira Fernandes Santana, Walmira da Silva (in memoriam) e Waldomiro Barbosa (Miro da Cuica).

 

Em outubro, a professora recebeu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) menção honrosa por serviços prestados na conquista das mulheres negras durante seu mandato como conselheira federal durante a primeira gestão das cotas raciais (2022-2025) nas eleições da instituição, criada por alteração no Estatuto da Advocacia feita em 2021.

 

Livro aborda futuro do trabalho

Também no dia 4 de novembro a professora Alessandra lança o livro “O futuro do trabalho - Agendas e interseccionalidades”, do qual é uma das organizadoras junto com Aline Freitas, Claudia Abdul Ahad Securato e Susana Mesquita Barbosa. Escrita por profissionais de variados campos de saber, todos especialistas e preocupados com os grandes dilemas sociais e como superá-los, a obra analisa a conjuntura do mundo do trabalho, considerando as forças e estratégias de mudanças, tendências contemporâneas e, especificamente, realiza projeções sobre o futuro do trabalho, trazendo sugestões que podem tornar mais célere o necessário e contínuo redesenho do trabalho e as consequências decorrentes disto.

 

O lançamento ocorrerá na Livraria da Vila do JK Iguatemi, na Av. Juscelino Kubitschek, 2041, e o livro já está disponível para pré-venda no site da Saint Paul Editora pelo link O futuro do trabalho.