Notícias

Professora do Mestrado e Doutorado Profissional da FGV Direito SP é nomeada para Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ

Juliana Furtado Costa Araújo participa de conselho que tem a missão de auxiliar na proposição de soluções e encaminhamentos para as políticas públicas judiciárias desenvolvidas pelo CNJ.

A professora da FGV Direito SP Juliana Furtado Costa Araújo foi nomeada como membra do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O convite à professora foi feito pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

O conselho consultivo, que realizou sua primeira reunião de trabalho com a nova formação no dia 21 de outubro, tem o objetivo de auxiliar na proposição de soluções e encaminhamentos para as políticas públicas judiciárias desenvolvidas pelo CNJ. De acordo com o ministro Fachin, o CNJ produz, tabula e publica uma grande quantidade de dados, e a ideia é aproximar o Poder Judiciário da academia para promover uma interlocução e juízos críticos e construtivos com o objetivo de melhorar políticas públicas judiciárias. 

De acordo com a Portaria nº 325/2025, que regulamenta a atuação do conselho consultivo, a atuação do colegiado tem caráter propositivo, consultivo e articulador. Os componentes são professores de ensino superior ou integrantes da magistratura, em atividade ou aposentados, com reconhecida experiência em atividades do Poder Judiciário.

Juliana Furtado Costa Araújo, doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará, é professora dos programas de Mestrado e Doutorado Profissional da FGV Direito SP, além de procuradora na Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 3ª Região. Além dela, participam do conselho consultivo as professoras Aldacy Rachid Coutinho (UFPR e Univel), Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais (PUC-MG), Germana de Oliveira Moraes (UFC) e Jane Reis Gonçalves Pereira (UERJ) e os professores Jayme Weingartner Neto (PUC-RS), Paulo Roberto Lyrio Pimenta (UFBA) e Carlos Frederico Mares de Souza Filho (PUC-PR). Os trabalhos do conselho são coordenados pelo professor Fernando Facury Scaff (USP).