Professoras e professores da FGV Direito SP são coautores de um livro em homenagem ao jurista Marçal Justen Filho, referência em Direito administrativo no Brasil. Publicado no fim de março pela Editora Fórum, o livro “Uma Visão Humanista do Direito: Homenagem ao Professor Marçal Justen Filho” foi organizado por Monica Spezia Justen, Cesar Pereira, Marçal Justen Neto e Lucas Spezia Justen.
A obra reúne 174 artigos elaborados em homenagem aos 70 anos do professor Marçal Justen Filho. São artigos sobre teoria geral do Direito, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito econômico, Direito empresarial, Direito tributário e Direito processual, incluindo métodos alternativos de solução de disputas. Os autores são juristas de diferentes origens e com especialidades diversas que escreveram textos que versam sobre as questões mais atuais dos vários ramos do Direito com uma abordagem ampla e de grande atualidade.
Para o livro em homenagem a Marçal Justen Filho, os professores Carlos Ari Sundfeld, André Rosilho e Yasser Gabriel escreveram o texto “Administrativista por acaso”; a professora Juliana Bonacorsi de Palma escreveu sobre o valor jurídico do artigo 26 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) como permissivo genérico da consensualidade administrativa; a professora Tarcila Reis Jordão, em coautoria com o professor Eduardo Jordão, da FGV Direito Rio, apresentou um estudo comparado sobre receitas acessórias em concessões e parcerias público-privadas (PPPS); a professora Vera Cristina Caspari Monteiro abordou a caducidade em concessão e arbitragem; e a professora Renata Steiner escreveu o artigo “Decretação de nulidade do negócio jurídico: diálogo público vs. Privado”.
O livro está disponível para venda pelo link Uma Visao Humanista Do Direito - Loja Jurídica Online - Editora Fórum