O Programa de Apoio e Diversidade (PAD) do Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP realizou, no dia 17 de junho, o primeiro encontro de vivência da edição de 2024. O encontro contou com a participação de Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos, professora de Direito da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde também atua como pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.
O objetivo dos encontros de vivência do PAD é compartilhar experiências, incentivar discentes a refletirem sobre suas próprias trajetórias e inspirar jovens pesquisadores(as) a pensar sobre o papel social do Direito e as suas funções como profissionais. A vivência permite, ainda, o desenvolvimento de laços entre discentes a partir do compartilhamento de experiências, especialmente considerando o perfil discente do PAD, composto por pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e egressas de escola pública.
No encontro, a professora Maria do Carmo Rebouças apresentou sua atuação como advogada militante na área de direitos humanos no âmbito de organizações internacionais e sua trajetória acadêmica, com destaque para seu doutorado na área de desenvolvimento. Nesse contexto, a professora ressaltou o caráter inédito do Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP, cuja abordagem sobre o desenvolvimento a partir do Direito pode trazer importantes contribuições para o país. Maria do Carmo também compartilhou sua experiência durante a realização do mestrado e doutorado e abordou a necessidade de dedicação de tempo de qualidade para leitura e escrita. Além disso, destacou a importância dos espaços coletivos em sua formação, como a participação em grupos de estudos e grupos de pesquisa.
O encontro possibilitou reflexões sobre os desafios para pessoas integrantes de grupos historicamente vulnerabilizados na construção de suas trajetórias acadêmicas e no ingresso no mercado de trabalho.
O PAD foi criado com o objetivo de aumentar a diversidade do corpo discente e mitigar as barreiras de ingresso no Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP. Ele é formado por cursos de formação em introdução ao Direito e Desenvolvimento e em metodologia da pesquisa em Direito, além de encontros de vivência com convidados externos e encontros de mentoria com discentes do Mestrado Acadêmico da Escola.
Saiba mais sobre o Programa de Apoio e Diversidade (PAD)