Desde 2020, a professora, pesquisadora e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, Marina Feferbaum, publica uma coluna na Revista Ensino Superior na qual dialoga com especialistas da área de ensino e inovação, tendo como foco a transformação do ensino superior face aos desafios contemporâneos. Entre esses desafios estão a diversificação do corpo estudantil e as demandas por formas de ensino que transcendam o modelo tradicional baseado apenas na transmissão de conhecimento em sala de aula. Agora, alguns dos artigos publicados por ela e por diferentes pesquisadores no campo do ensino na revista se transformaram no livro O fim das universidades como as conhecemos, disponível gratuitamente para download mediante cadastro.
O livro aborda diferentes aspectos do ensino superior e explora a necessidade de inovação nas universidades, que devem se adaptar para continuar relevantes e atender às necessidades de aprendizado ao longo da vida e à integração de diferentes disciplinas para enfrentar problemas complexos do mundo real. E propõe práticas pedagógicas e dicas para incentivar a autonomia dos estudantes e o uso de tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e significativo.
“De 2020, quando meu primeiro artigo foi publicado na revista, para hoje, o mundo se transformou a uma velocidade cada vez mais rápida”, afirma Marina Feferbaum. Assim, os artigos selecionados no livro tratam de desafios contemporâneos relacionados a eleições, polarização, ética, diversidade, metodologias de ensino, gênero e equidade, sustentabilidade e tecnologia, bem como técnicas e ferramentas para enfrentá-los. “Pensando no futuro, em que a internacionalização e a interação com a comunidade local seguirão num movimento de intensificação e as novas tecnologias impactarão ainda mais a sociedade, as instituições de ensino superior têm a responsabilidade de promover um ensino voltado à transformação social, integral, multi, inter e transdisciplinar. São muitos os paradigmas a serem superados nesse futuro pós-pandemia, para os quais temos que construir novas maneiras de realizar nossa missão.”
O livro tem artigos de Marina e de Guilherme Forma Klafke, Clio Nudel Radomysler, Adriana Ancona de Faria, Alexandre Pacheco da Silva, Enya Carolina Silva da Costa, Guilherme Balbi, Jana Maria Brito e Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto.