Núcleo de Metodologia de Ensino


 

Mestrado Acadêmico

Linhas de Pesquisa

  • Métodos de ensino em direito

    Os objetivos desta linha de pesquisa são: 1) Identificar e coletar métodos, estratégias e técnicas de ensino participativo, para compor um repertório voltado ao ensino do direito. 2) Analisar os métodos, técnicas e estratégias de modo a compreender como eles contribuem para melhor entendimento do objeto de ensino. 3) Adaptar, quando cabível, as técnicas de ensino jurídico alienígena para o ensino jurídico brasileiro e técnicas de ensino não jurídico para o ensino jurídico. 4) Desenvolver novas dinâmicas de ensino a partir do direito e da didática correlata.

    PESQUISAS DESENVOLVIDAS

    Banco de Materiais de Ensino Jurídico Participativo

  • Ensino jurídico brasileiro

    O objetivo desta linha de pesquisa é oferecer diagnósticos atuais do ensino jurídico brasileiro em diferentes aspectos: o cenário regulatório, o perfil das instituições de ensino, o perfil dos docentes e dos discentes, e o currículo dos cursos de Direito, incluindo a respectiva metodologia de ensino. Para atender a esse objetivo, pretende-se a realização de pesquisas tanto quantitativas, a partir de bancos de dados públicos como aqueles disponibilizados pelo INEP e pelo IBGE, quanto qualitativas, através, por exemplo, de estudos de caso.

     

    PESQUISAS DESENVOLVIDAS

    Observatório do Ensino de Direito

  • Tecnologia, Profissões e o Ensino Jurídico

    O Projeto Tecnologia, Profissões e o Ensino Jurídico buscou identificar de que maneiras as novas tecnologias computacionais (e.g. algoritmos de aprendizagem, expert systems, etc.) têm alterado as profissões jurídicas, transformando e reorganizando as funções e atividades realizadas por profissionais do setor, bem como este processo pode impactar a formação jurídica no Brasil (e.g. habilidades, competências, conhecimentos mínimos necessários para o exercício da profissão, etc.). O projeto foi dividido em três frentes complementares de pesquisa: (i) pesquisa quantitativa para avaliação do grau de inserção tecnológica de escritórios de advocacia no Brasil; (ii) pesquisa qualitativa da atuação de desbravadores aplicando novas tecnologias em atividades profissionais nos setores público e privado; e (iii) elaboração e aplicação de laboratórios de tecnologia jurídica na graduação em Direito da FGV Direito SP.

    Sumário executivo da pesquisa qualitativa Tecnologia, Profissões e o Ensino Jurídico

    Sumário executivo da pesquisa quantitativa Tecnologia, Profissões e o Ensino Jurídico

Ano de Criação: 2012

Professores Coordenadores: Marina Feferbaum, José Garcez Ghirardi

Pesquisador Responsável: Bruna Romano Pretzel, Guilherme Forma Klafke

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