Laboratório de Dados e Pesquisa Empírica em Direito (LabDados)

Ano de criação
2020

O Laboratório de Dados e Pesquisa Empírica em Direito (LabDados) é um núcleo do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP que pretende promover o encontro entre as reflexões metodológicas em pesquisa empírica em Direito, protagonizadas pela Escola há mais de uma década, e os avanços científicos e tecnológicos para a análise de dados.

O objetivo do LabDados é ser um espaço de reflexão e formação sobre desenhos de pesquisa, metodologias empíricas e uso de ciência de dados na pesquisa em Direito, bem como dar suporte a iniciativas diversas desenvolvidas na FGV Direito SP, estabelecendo parcerias interdisciplinares estratégicas e avançando as fronteiras da pesquisa empírica em Direito. O LabDados pretende se consolidar como uma unidade de excelência em análise de dados e pesquisa empírica em Direito, promovendo seminários, workshops e treinamentos, publicações com foco específico em inovação metodológica, integração e disponibilização de bases de dados e resultados de pesquisas, além de impulsionar a realização de pesquisas individuais e coletivas da escola.

O LabDados atua nas seguintes frentes:

Treinamento de pesquisadores

O LabDados oferece treinamento, habilitação e suporte para discentes, pesquisadores e docentes da FGV Direito SP que queiram se familiarizar ou que já adotam em suas pesquisas determinadas metodologias e suas respectivas ferramentas tecnológicas. Entre as possibilidades estão desde cursos básicos que utilizem conhecimento desenvolvido pela matemática, estatística, Data Science, entre outras ciências; cursos instrumentais, como linguagens de programação, ferramentas de análise qualitativa e de obtenção de dados; e cursos de processamento de dados.

Articulação de pesquisadores

O LabDados promove encontros entre pesquisadores  com treinamento em ferramentas tecnológicas e pesquisadores com conhecimento na área específica, criando uma linguagem comum que permita um diálogo produtivo para ambos. Este diálogo não só habilita novas pesquisas em escalas inéditas para pesquisadores de um campo específico, como também que as ferramentas sejam constantemente aprimoradas e refinadas.

Lócus de discussões metodológicas

O LabDados promove workshops mensais de desenho e metodologia de pesquisa, com o objetivo de criar um espaço em que as metodologias e o uso de ferramentas sejam discutidos e a reflexão sobre eles seja aprofundada, de modo a avaliá-las criticamente e incorporá-las criativamente à pesquisa em Direito.

Iniciativas de ensino

Ciência de Dados para o Direito

Dividido em três módulos, entre abril e junho de 2021, o curso abordou técnicas  exploratórias e descritivas para análise de dados a partir de linguagens de programação. A análise exploratória é necessária para o refinamento de hipóteses  que  serão  investigadas  através  de dados coletados. Com o uso de bases de dados reais,  foram  abordadas  técnicas  estatísticas descritivas em conjunto com boas práticas de visualização através do potencial da ciência de dados. Foram apresentadas as melhores práticas para  apresentação  de  resultados  tanto  em formato  gráfico,  cartográfico  e  de  relatórios automatizados. A linguagem R e o RStudio foram utilizados no curso.

Professor:

Davi Cordeiro Moreira, pesquisador, vencedor do prêmio Capes de melhor tese de doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais em 2017. Suas pesquisas focam nas seguintes áreas: Metodologia em Ciência Política, Ciência de Dados, Text as Data e Política Comparada.

Monitores:

Antonio Pires, doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ezequiel Fajreldines dos Santos, doutorando em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luiz Cláudio Pimenta Filho, mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Equipe

Coordenação:

Camila Alves

Marta Machado

Pesquisadores:

Ezequiel Fajreldines dos Santos; Luiz Claudio Pimenta Filho e Andressa Vieira e Silva

Professores associados:

Luciana Ramos

Alexandre Pacheco

Marina Ferfebaum

Guilherme Klafke

Anna Lygia Rego

Sergio Mittlaender

Daniel Wang

Mariana Pargendler

Michelle Badin

Maíra Machado

Mario Schapiro