Núcleo de Direito e Economia Política (NUDEP)

Ano de criação
2021

O Núcleo de Direito e Economia Política (NUDEP) é um foro de pesquisa, ensino e extensão dedicado às relações entre Direito e economia política. Situando o Direito nas relações entre o Estado, a política e o mercado, o NUDEP tem como propósito sediar debates e reflexões sobre a organização institucional da economia. Procura assim sediar pesquisas voltadas a compreender o desenho dos mercados, as relações entre o Direito, a política e o poder econômico, a forma como os interesses constituem os arranjos regulatórios e os impactos distributivos da regulação econômica. 

O NUDEP reúne uma rede de professores, pesquisadores e estudantes que trabalham para desenvolver agendas de pesquisa, material didático e intervenções no debate público nos temas relacionados ao Direito e à economia política. O núcleo busca estimular a produção de conhecimento científico, de estratégias pedagógicas e referenciais metodológicos em sua área de atuação.

O NUDEP conta com duas linhas de pesquisa: (i) Direito, democracia e mercado e (ii) Regulação econômica e instituições financeiras. A linha "Direito, democracia e mercado", voltada à agenda das interfaces entre democracia, Estado, e empresas, é coordenada pela professora Raquel Pimenta, cuja agenda de pesquisa tem se notabilizado por trabalhos sobre corrupção e poder econômico, controles do Estado e democracia. A linha "Regulação econômica e instituições financeiras", coordenada pelo professor Mario Schapiro, tem como propósito analisar a política da regulação financeira em países em desenvolvimento, compreendendo suas forças motrizes, seus desenhos institucionais e impactos distributivos, em áreas como estabilidade bancária, fintechs e finanças verdes. 

Contato

 

 

Equipe

Coordenadores:

Mario Gomes Schapiro

Raquel Pimenta

Pesquisadores:

Carolina Pereira

Eric Gil Dantas

Henrique Almeida

Pedro Salomon

Sofia Rolim

Alunos:

Betina Le Grazie

Carolina Bianchini

Giovanna Inglez Teixeira

Luiz Pimenta

Otavio Venturini

Rafael Lutti Lippe

Raquel Rakfa

Saylon Pereira

Thiago Jabor

Ex-aluna:

Bárbara Simão