Estado-acionista e Governança Corporativa

Esse projeto investiga a influência do Estado, como acionista controlador de empresas de capital aberto, no regime jurídico aplicável às sociedades anônimas privadas. Por meio de estudos de caso do Brasil, Estados Unidos, China e Europa continental, verifica-se que os conflitos de interesse resultantes do papel dual do Estado como acionista e regulador impactaram de forma significativa o conteúdo do direito societário em diferentes contextos históricos e institucionais, com potenciais consequências negativas para a proteção aos acionistas minoritários e a eficiência econômica.

Professor(es) coordenador(es): Mariana Souza Pargendler

Equipe: Mariana Souza Pargendler, Alberto Lucio Barbosa Junior, Rafael Rarizan

Data do início da pesquisa (mês/ano): Jun/2011

Data do término da pesquisa (mês/ano): Jun/2015