Pensamentos críticos sobre a Lei das Sociedades Anônimas com foco nos conselhos de administração

Esta pesquisa busca investigar a evolução e judicialização da Lei das Sociedades Anônimas tendo como foco o papel dos conselhos de administração, órgão central de governança das companhias brasileiras e estrangeiras. Tem-se como objeto a pesquisa da jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo em períodos específicos possibilitando averiguar de que forma temas relacionados ao conselho de administração podem ser recorrentes motivados por eventual lacuna legislativa.
Esta análise, em conjunto com bases teóricas prévias, possibilitará uma descrição da realidade prática de forma a analisar a problemática que exsurge da relação entre os dispositivos normativos, as atividades humanas e empresárias e os resultados da análise da Jurisprudência.

• Antonio Angarita

Especializado em Integração da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (1964) e em Economia Brasileira pela Escola de Administração de...