Restrições ao direito de voto nas sociedades anônimas no século XIX: proteção aos investidores ou proteção aos consumidores?

O projeto investiga e documenta a presença de consumidores na composição acionária das sociedades anônimas no século XIX. Com base em fontes históricas primárias e secundárias, demonstra-se que significativa parcela das sociedades anônimas oitocentistas assemelhavam-se a cooperativas de consumo, sobretudo nos Estados Unidos, mas também no Brasil, na Inglaterra e em países da Europa Continental.

Professor(es) coordenador(es): Mariana Pargendler

Equipe: Mariana Pargendler

Instituição parceira: Yale University

Financiador externo (agência pública ou entidade privada, se houver): Harvard University