Pró-Saúde
O programa Pró-Saúde foi criado para oferecer um suporte aos alunos durante seu período de formação, tendo em vista as várias exigências e demandas vividas durante esta etapa de vida.
Os desafios são muitos: mudança de cidade, saída da casa dos pais, mudanças na relação com estes, dificuldade em conciliar as atividades da FGV Direito SP ou fora dela, corresponder às exigências acadêmicas, dúvidas e incertezas quanto à entrada no mercado profissional ou, ainda, angústias pessoais por se sentir estrangeiro em quaisquer espaços.
Atividades do Pró-Saúde
Política institucional de bem-estar
Busca apoiar e participar de ações conjuntas com entidades estudantis ou serviços da FGV em favor do diálogo sobre temas de conflito para seus membros, trazendo para o espaço coletivo questões que possam contribuir para o sofrimento individual.
Para estas ações, o programa depende da parceria com outras entidades ou agentes institucionais. Quem tiver interesse em contribuir, entre em contato com o Pró-Saúde.
Contato:
Tiago Corbisier Matheus
E-mail: tiago.matheus@fgv.br.
Atendimento individual
O programa Pró-Saúde disponibiliza aos alunos o recurso de atendimentos psicológicos individuais (em torno de 6 encontros) com profissionais que atuam fora do espaço da FGV Direito SP, a fim de permitir uma melhor compreensão dos problemas enfrentados e permitir ao jovem buscar encaminhamentos para suas questões.
- Os atendimentos são individuais e realizados fora do espaço da FGV Direito SP.
- Todos os atendimentos garantem o sigilo ético sobre o conteúdo singular abordado durante os encontros.
- Os atendimentos não têm qualquer custo adicional ao valor já pago ao curso.
- Aqueles que, a partir do atendimento do Pró-Saúde, tiverem interesse em prosseguir seu processo terapêutico, serão encaminhados para outros profissionais.
Para agendamento, dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com Tiago Corbisier Matheus (pro.saude@fgv.br). Caso haja a demanda de que o primeiro contato seja feito com uma mulher, entre em contato com Camille Gaviolli (pro.saude.mulher@fgv.br). Em caso de urgência, contate Lívio Diniz na coordenação da FGV Direito SP (3799-2278).
Perguntas Frequentes
O Pró-Saúde oferece uma escuta aos conflitos e inquietações do jovem, a fim de permitir que ele próprio possa ter maior clareza sobre suas questões e possa, a partir daí, buscar alternativas de encaminhamento.
- É um espaço de escuta atenta e sigilosa.
- Oferece a possibilidade de discriminar os recursos disponíveis para cada caso.
- É um atendimento de curta duração (em torno de 6 sessões); para um atendimento mais extenso, será oferecido o encaminhamento a outros profissionais.
Como funciona o atendimento oferecido pelo Programa?
Os atendimentos oferecem uma escuta aos conflitos e inquietações do jovem, a fim de permitir que o próprio possa ter maior clareza sobre suas questões e, a partir daí, busque alternativas de encaminhamento. É um espaço de escuta, atenta e sigilosa.
Oferece a possibilidade de discriminar os recursos disponíveis para cada caso, com atendimentos de curta duração (em torno de 6 sessões), e para um atendimento mais extenso, será oferecido o encaminhamento a outros profissionais, pois os profissionais que atendem pelo programa não podem receber os casos encaminhados.
Qual tipo de problema posso levar ao Pró-Saúde?
Cada um possui suas questões ou angústias particulares, conforme o momento e situação. Portanto, diferentes tipos de problema podem ser motivo suficiente para buscar ajuda:
- Situações de muita angústia e de ameaça de perda de controle – sentimento de inadequação, pânico.
- Estresse e dificuldades no desempenho acadêmico.
- Isolamento – perda, raiva, solidão, tristeza, depressão.
- Dificuldades de relacionamento com família, amigos, colegas – envolvimento, ciúme, abuso.
- Questões familiares – pais, filhos, paternidade, separação e divórcio, saudades de casa.
- Perda de autoconfiança – sentir-se obcecado com falhas, achar que nunca é bom o suficiente, sentir-se julgado.
- Depressão – sentimento de isolamento, de vazio, de tristeza, de desamor. Ideias de suicídio.
- Comportamento destrutivo de repetição. Compulsão alimentar, autoagressão, relações abusivas, álcool e drogas.
O que devo dizer?
Nos atendimentos, é possível dizer tudo o que passar pela cabeça e não importa a forma de expor os problemas.
Posso esperar conselhos?
Conselhos podem parecer, à primeira vista, um alívio frente a um determinado problema. No entanto, pouco ajudam, na medida em que tal estratégia não explora a capacidade de cada jovem para construir suas próprias saídas e entendimentos frente a suas questões. Os atendimentos do Pró-Saúde, em contrapartida, têm como objetivo a promoção da autonomia de cada jovem e, com isso, entende que ele é capaz de participar ativamente nas decisões de sua própria vida.
Tenho de pagar?
O Pró-Saúde é oferecido pela FGV Direito SP sem custos adicionais aos já pagos, como parte do sistema de apoio criado para que o aluno tenha condições necessárias para desenvolver seu aprendizado da melhor forma possível. Para um acompanhamento especializado distinto deste atendimento psicológico, o jovem poderá ser encaminhado a um serviço externo. Dificuldades financeiras podem ser consideradas nos encaminhamentos oferecidos.
Quais os limites de confidencialidade do Pró-Saúde?
Os atendimentos seguem o código de ética profissional que defende o sigilo frente a tudo o que se passa durante as sessões de cada pessoa atendida. Em função disso, a FGV Direito SP não tem acesso ao material específico das consultas terapêuticas realizadas pelo Pró-Saúde.
E se eu quiser escolher o gênero de quem vai me atender?
Temos condições de acolher seu pedido. Informe-se quando fizer o contato inicial.