VESTIBULAR | DIREITO SP

O vestibular da DIREITO SP segue princípios semelhantes aos que orientaram a montagem do curso. Não se adotou prova de múltipla escolha e foram excluídas as disciplinas Física, Química e Biologia. Em contrapartida, é exigido conhecimento em Artes Plásticas, Cinema, Música e Literatura nacional e estrangeira, além de Redação, Língua Portuguesa, História, Geografia, Raciocínio Lógico-Matemático e Inglês. A segunda fase do vestibular corresponde a um exame oral, realizado em pequenos grupos de alunos que devem debater o tema proposto pelos examinadores, onde se pretende avaliar habilidades, tais como a capacidade de trabalhar em grupo, de expressar-se oralmente, de argumentar de maneira fundamentada, propor soluções consistentes, entre outras.

Quer receber informações sobre o Processo Seletivo 2022? Envie um e-mail para direitosp@fgv.br

Acesse as informações sobre o Processo Seletivo 2022:

Edital do Processo Seletivo 2022

Edital do Processo Seletivo Internacional 2022

Edital de Bolsas de Estudo

Manual do Candidato 2022

Conteúdo Programático Artes e Questões Contemporâneas - Processo Seletivo 2022

Saiba mais sobre o Processo Seletivo 2022 da FGV Direito SP

Acesse informações sobre a Graduação da FGV Direito SP:

Catálogo da Graduação

Projeto Aulas Abertas - Participe de uma aula experimental na FGV Direito SP!

Saiba mais sobre a Graduação da FGV Direito SP

INSCRIÇÕES ABERTASINSCREVA-SE

Bolsas de Estudos

Bolsas de estudos não reembolsáveis

1 – Bolsas mérito Dr. Luiz Simões Lopes: Bolsas Mérito Dr. Luiz Simões Lopes: não reembolsáveis, para alunos que se destacarem nos estudos: (a) de 100% ao 1º colocado no Processo Seletivo Nacional Vestibular matriculado, de 70% ao segundo colocado no Processo Seletivo Nacional Vestibular matriculado e de 30% ao terceiro colocado no Processo Seletivo Nacional Vestibular matriculado, no primeiro ano do curso; não concorrerão a esta bolsa do primeiro ano do curso os candidatos aprovados no Processo Seletivo Nacional ENEM e Processo Seletivo Internacional; (b) em relação aos segundo, terceiro e quarto anos do curso, serão garantidas bolsas de 100% para o aluno com a primeira maior média geral no ano letivo imediatamente anterior, de 70% ao aluno com a segunda maior média geral no ano letivo imediatamente anterior e de 30% ao aluno com a terceira maior média geral no ano letivo imediatamente anterior; (c) em relação ao quinto ano do curso, serão garantidas bolsas de 100% ao primeiro colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano, de 70% ao segundo colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano e de 30% ao terceiro colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano do curso.

2 – Bolsas de Estudos da Presidência: com o objetivo de enriquecer a diversidade do seu quadro discente, aumentando sua qualidade e seu dinamismo, a DIREITO SP inaugura, em 2013, um programa de bolsas de estudos não reembolsáveis, que levam em consideração mérito e condições sócio-econômicas do aluno. Serão concedidas até 10 bolsas, de 100% e 50% do valor das mensalidades.

3 - Bolsas manutenção concedida pela Associação Endowment DIREITO SP: a Associação Endowment DIREITO SP é uma instituição privada, fundada por ex-alunos, seus pais e pessoas que acreditam que jovens com potencial devem ter a oportunidade de estudar na Escola sem que a condição socioeconômica seja uma barreira. A bolsa destina-se a cobrir custos de transporte, moradia e livros, sendo ela no valor de R$ R$ 1.165,00 por mês, pagas até o final do 3º ano, ou antes, no caso de cessar a necessidade do aluno. A concessão das bolsas dependerá da aprovação pela própria Associação Endowment DIREITO SP.

Bolsas de Estudos reembolsáveis

O financiamento de bolsas, com restituição sem juros, somente com correção pelo IGP-M, é viabilizado por meio de doação de empresas e de pessoas físicas e pelo próprio ressarcimento do ex-bolsista. Hoje, cerca de 30% dos alunos de graduação em Direito são atendidos pelo programa.

Modalidades: Financiamento Semestral no valor de 20% (vinte por cento) a 100% (cem por cento) das mensalidades escolares.

Mais informações: fundodebolsasdireito@fgv.br ou (11) 3799 2223.

Sobre a 1ª fase

A primeira fase do vestibular pretende examinar as seguintes capacidades:
1. Leitura e compreensão de textos
2. Produção de textos adequados às diferentes necessidades e circunstâncias, sendo avaliada a coerência, a clareza, a precisão lexical e a argumentação exaustiva
3. Observação e interpretação de documentos, tais como textos, mapas, gravuras, pinturas, caricaturas e gráficos
4. Raciocínio, argumentação e crítica
5. Análise e síntese
6. Habilidade em diagnosticar situações e propor formas de intervenção
7. Utilização do conhecimento para compreender o mundo em que vive.

Oportunidades de carreira

O aluno formado no curso de direito possui uma ampla área de atuação, como escritórios de advocacia, empresas e consultorias. Essa formação plural também é muito requisitada no exterior, destino de muitos alunos da DIREITO SP.

Perguntas Frequentes

Como conheceremos o tema a ser debatido no Exame Oral do processo seletivo da graduação?

A situação-problema e respectivas teses serão conhecidas pelos candidatos apenas após o início do Exame Oral. Haverá temas distintos para diferentes datas e horários de aplicação do Exame.

Receba informações sobre o vestibular

Alto contraste