José Reinaldo de Lima Lopes

Doutor (1991) em direito pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, São Diego (1995), e livre-docente pela Universidade de São Paulo (2003). Graduação em Direito (1975), Letras (português, inlglês e alemão -1978) pela Universidade de São Paulo e Teologia (1986). Professor fundador da DIREITO SP em São Paulo, atuou como Diretor do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA), até 2014. É professor associado da Universidade de São Paulo e parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Foi professor visitante da Universidade Nacional da Colômbia, da Universidade de Munique (Cátedra Rio Branco), e visiting scholar na Universidade de Roma (La Sapienza) e na Maurer School of Law (Indiana University). É autor de vasta bibliografia técnico-científica na área do Direito, como Direitos sociais (teoria e pratica), O direito na história , As palavras e a lei, O oráculo de delfos: o Conselho de Estado no Brasil Império, bem como organizador de Supremo Tribunal de Justiça (182801889) e Curso de história do direito esta última vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro jurídico em 2006. Por sua contribuição acadêmica, recebeu em 2010 a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em História e Teoria do Direito, bem como direito do consumidor e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça, raciocínio jurídico, história e direitos de reconhecimento.

Artigos Acadêmicos

MAIS RELEVANTES

LOPES, J. R. L. A Formação Do Direito Comercial Brasileiro: A Criação Dos Tribunais De Comércio Do Império. Cadernos Direito GV, V. 4, P. 5-70, 2007.

LOPES, J. R. L. Justice And Equality - A Common Ground For Social Sciences And Legal. Theory, New Haven, CT, EUA, V. Fall, P. 7-9, 2003.

LOPES, J. R. L. La Teologia De La Liberación En Brasil Y Los Movimientos Sociales. Cuadernos Americanos Nueva Época, Mexico, V. 6, N. 12, P. 175-198, 1988.

LOPES, J. R. L. Juízo Jurídico E A Falsa Solução Dos Princípios E Regras. Revista De Informação Legislativa, V. 40, N. 160, P. 49-64, Out./Dez. De 2003

LOPES, J. R. L. Judiciário E Justiça:a Virtude Confronta A Instituição. Dossiê Judiciário. Revista USP. São Paulo, N. 21, 1994.

Livros

MAIS RELEVANTES

LOPES, J. R. L. O Oráculo De Delfos - Conselho De Estado No Brasil Império. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. V. 1. 432 P.

LOPES, J. R. L. As Palavras E A Lei - Direito, Ordem E Justiça Na História Do Pensamento Jurídico Moderno. 1. Ed. São Paulo: Editora 34, 2004. V. 1. 301 P.

LOPES, J. R. L. O Direito Na História. 1a. Ed. São Paulo: Max Limonad, 2000. V. 1. 487 P.

Outras Produções Acadêmicas

MAIS RELEVANTES

LOPES, J. R. L. & GARCIA NETO, P. M. Pensamiento Jurídico Crítico En Brasil (1920-1940). In: Maurício Garcia Villegas; María Paula Saffon. (Org.). Crítica Jurídica Comparada. Bogotá, Colombia: Universidad Nacional De Colombia, 2011, P. 105-141.

LOPES, J. R. L. “Brazil” E “Portuguese Colonial Law” (Verbetes). In: Katz, Stanley; Menski, W. (Org.). Oxford International Encyclopedia Of Legal History. Londres E Nova Iorque: Oxford University Press, 2009.

LOPES, J. R. L. Direito Subjetivo E Direitos Sociais: O Dilema Do Judiciário No Estado Social De Direito. In: José Eduardo Faria. (Org.). Direitos Humanos, Direitos Sociais E Justiça. 2a. Ed. São Paulo: Editora Malheiros, 1994, V. 1, P. 113-143.

LOPES, J. R. L. . Brazilian Courts And Social Rights: A Case Study Revisited. In: Roberto Gargarella; Pilar Domingo; Theunis Roux. (Org.). Courts And Social Transformation In New Democracies: An Institutional Voice For The Poor?. 1 Ed. Aldershot: Ashgate, 2006, V. , P. 185-212.

LOPES, J. R. L. Regla Y Compas. In: Christian Courtis (Org.). Observar La Ley.Madrid: Editorial Trotta, 2006, V.1, P.-