Marina Feferbaum
Doutora (2016), mestre (2009) e graduada (2006) pela PUC-SP. É learner designer (Kaospilot) e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP, instituição na qual é docente dos programas de Graduação e Mestrado Profissional. Coordena o Hub de Inovação Pedagógica da FGV. Ministra cursos de formação docente por todo o Brasil. Foi adjunct professor na School of Law da Fordham University (2022), convidada a lecionar uma disciplina sobre Inteligência Artificial. Recebeu o Prêmio de inovação pedagógica e pesquisa que dialogam com o mercado de 2024, da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).
Suas linhas de pesquisa abrangem Direito e tecnologia, inovação e profissões jurídicas, governança algorítmica e proteção de dados pessoais, inteligência artificial, ensino jurídico, ensino híbrido, metodologias ativas de ensino e human rights by design. Já publicou e organizou diversas obras sobre ensino jurídico, métodos ativos de ensino e inteligência artificial no Direito: "Novas Áreas, Tecnologia Aplicada e Habilidades" (2023), "Ética, governança e Inteligência Artificial" (2023), "Ensino híbrido: o futuro que queremos?" (2023), "Futuro do ensino superior: tendências, perspectivas e questionamentos" (2022), "Globalização, ensino jurídico e desigualdade" (2022), "On Legal IA - Um rápido tratado sobre inteligência artificial no direito (2021)", "Transformações no ensino jurídico" (2021), "Transformações nas organizações e na prática jurídica" (2021), "Metodologias ativas em Direito" (2020), "Ensino Jurídico e Inovação - dicas práticas e experiências imersivas" (2020),"Direitos Humanos e vida cotidiana" (2017), "Direitos fundamentais" (2017), "Ensino do Direito em Debate" (2013),"Ensino do Direito para um mundo em transformação" (2012), "Proteção internacional dos Direitos Humanos: análise do sistema africano" (2012), e sobre metodologia de pesquisa jurídica: "Metodologia da Pesquisa em Direito - Técnicas e Abordagens para Elaboração de Monografias, Dissertações e Teses" (2023), entre outros.