Núcleo de Justiça e Constituição

I.L.A.D.D. - Iniciativas Latino Americanas em Direito e Democracia

Ano de criação
2010
Encerrada

O projeto consiste na criação de uma rede entre acadêmicos e estudiosos na área do Direito, na América Latina, sobre temas que envolvem o pensamento, o ensino e a atuação jurídica latino-americana.

As Iniciativas Latino-Americanas em Direito e Democracia (ILADD) são uma rede de juristas progressistas latino-americanos que funciona como um espaço organizado e permanente para o debate sobre o campo jurídico nacional e regional. O objetivo do ILADD é intervir positivamente na forma de pensar, ensinar e praticar o direito na América Latina e no Mundo, a exemplo do que a CEPAL fez no campo da economia nas décadas passadas. Para alcançar esse objetivo, a produção latino-americana sobre os temas prioritários será revisitada em uma perspectiva interdisciplinar e comparada, sempre com a preocupação explícita de gerar propostas de desenhos institucionais inovadores e inclusivos para os diferentes países da região.

Afim de garantir a concordância com os princípios do grupo, os trabalhos do ILADD dão prioridade ao uso e expansão da produção jurídica própria da América Latina. Para isso, oferecemos aqui a compilação da principal bibliografia latino-americana sobre os temas de interesse do ILADD. Esta bibliografia serviu de insumo aos autores dos textos temáticos e, em breve, estará a disposição do público como um serviço do ILADD à comunidade jurídica latino-americana.

Equipe

Coordenador:

Oscar Vilhena Vieira

Participantes:

Luciana Gross Cunha

Rubens Eduardo Glezer

Parcerias

Parceiro:

Fundação Ford

Produtos de Pesquisa

  • Livro

    Transformação constitucional e democracia na América Latina

    Autor(es): Oscar Vilhena Vieira , , , Luciana de Oliveira Ramos , Soraya Lunardi , Bruno Salama , Francisca Pou Gímenez , Leonardo Avritzer , Maurício García Villegas , Paulo André Nassar , Roberto Gargarella , Luz María Sánchez , Rodrigo Uprimny