Centro de Direitos Humanos e Empresas (FGV CeDHE)

Linha: Cadeias de valor e a promoção da transparência e do trabalho decente

Resiliência e inclusão produtiva de mulheres na indústria da moda: recomendações para o poder público e para empresas

Ano de criação
2020
Em andamento

O setor de vestuário é uma das etapas que integram a cadeia de valor da indústria da moda. Nesse setor, se inserem as chamadas lojas de suor (ou sweatshops no termo em inglês), oficinas de costura em que imperam condições precárias de trabalho, com mulheres, mão de obra predominante, inclusive no Brasil, submetidas a todo tipo de violência e discriminação. A pandemia do Covid-19 traz novos desafios a esse contexto, que podem impactar desproporcionalmente os direitos das mulheres. 

Considerando isso, o projeto tem como objetivo, a partir de análise de dados secundários e entrevistas, identificar lacunas, desafios e oportunidades para o trabalho de mulheres no setor de vestuário; além de construir, de forma colaborativa, recomendações para empresas e o poder público sobre a inclusão produtiva e medidas de resiliência capazes de habilitar as mulheres inseridas na indústria da moda a reagir melhor a momentos de crise.

Produtos de Pesquisa

  • Infográficos

    Palinha #7: a série de infográficos do FGV CeDHE: prestação de contas sobre direitos das mulheres na indústria da moda

    Autor(es): Tamara Brezighello Hojaij , Giovana Agútoli Pereira , Juliana Reimberg , Rafaella Coutinho Monesi , Eloisa Artuso , Isabella Luglio , Chiara Passoni