Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI)

Linha: Direito, Tecnologia e Sociedade

Soberania digital: para que e para quem? Análise conceitual e política do conceito a partir do contexto brasileiro

Ano de criação
2022
Em andamento

O projeto busca qualificar o debate acadêmico e a tomada de decisão sobre o tema da soberania digital a partir do contexto brasileiro, explorando suas dimensões sociotécnicas e desafios tecnológicos e jurídicos. Para tanto, busca identificar conceitual e empiricamente os contornos dos imaginários de soberania construídos a partir de narrativas de stakeholders de diversos setores e em documentos públicos, considerando implicações jurídicas, sociais, econômicas e políticas tanto no âmbito local, quanto no espectro global.  

Este projeto também marca a consolidação da cooperação estratégica existente entre o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP e a Isoc Brasil que, em comum, buscam ampliar e qualificar o debate sobre a Internet enquanto um ambiente aberto, globalmente conectado, seguro e confiável para todos, tanto no âmbito local, quanto no regional e global. 

Parcerias

Financiador: 

Internet Society 

Apoio:

Isoc Brasil 

Produtos de Pesquisa

  • Cursos

    Edital Curso livre Soberania Digital: Conceitos, perspectivas e impactos para a internet no Brasil – 2º semestre de 2023

    Autor(es): CEPI