Crítica da pena I (2004)

Autor:
Klaus Günther
Resumo (abstract):

Trata-se da primeira parte de um trabalho a respeito das teorias justificadoras da pena. Neste artigo, partindo da constatação de que existe atualmente na sociedade uma demanda por um aumento da punição – tanto em relação à sua freqüência quanto à sua severidade - o autor cuida de apresentar e criticar as principais justificativas tradicionais da pena entendida como a inflição de um mal. O autor defende que nenhuma dessas justificativas resiste a uma crítica racional.