A promissora província petrolífera do pré-sal

Edição:
Revista DIREITO GV 13
Autor:
Alessandra Aloise de Seabra, Gilberto Passos de Freitas, Marcus Polette, T. Ángel Del Valls Casillas
Resumo (abstract):

O desafio nacional a partir da descoberta da promissora província petrolífera do pré-sal é estabelecer parâmetros que norteiem um desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e às populações locais. Em geral, os problemas dos países abundantes em petróleo decorrem da dificuldade no gerenciamento das rendas da produção. Nesse contexto, o presente artigo considera a aplicação dos royalties na zona costeira do país necessária e legítima. A partir de uma metodologia argumentativa, analisou-se a concentração da atividade petrolífera na costa, a natureza jurídica dos royalties, bem como a estrutura legislativa da divisão do recurso, a fim de contribuir com o debate sobre o rearranjo institucional dessa matéria. Conclui-se que a divisão igualitária dos recursos petrolíferos só é legítima após a retirada da parcela referente à mitigação dos impactos. Antes disso, tal divisão violaria os princípios da igualdade e do poluidor-pagador.