Repositório de Casos em Direitos Humanos Digitais

Você já precisou resolver um problema de violação de direitos na Internet na sua escola ou comunidade escolar? Para ajudar educadores e educadoras nesses momentos, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto.br (NIC.br) criaram o projeto Formação de Educadores em Direitos Humanos Digitais.

Nesta página, você encontra um repositório de casos, situações comuns nas escolas envolvendo direitos humanos digitais.

O repositório de casos tem o objetivo de compartilhar situações envolvendo direitos humanos digitais que acontecem com educadores, estudantes e comunidade escolar em geral. Todas as situações aqui descritas foram inspiradas em situações reais que a equipe do projeto teve conhecimento por oficinas e entrevistas feitas com educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no período de julho a outubro de 2021.

Alunos e alunas estudando em computadores

Coordenação

Marina Feferbaum, professora e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP

Kelli Angelini, gerente jurídico do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto.br (NIC.br)

Equipe

Guilherme Forma Klafke, pesquisador e líder de projetos do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP

Deíse Camargo Maito, pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP

Estudantes que se recusam a abrir a câmera

Resumo: Durante as aulas online, muitos adolescentes se recusaram a abrir a câmera para acompanhar as aulas, mesmo tendo estrutura (câmera, microfone e boa conexão com internet) para isso. O motivo? Medo de ter sua imagem capturada por colegas e sofrer bullying ou ter sua imagem circulando em materiais editados, como stickers, memes e outros. Como equacionar isso com a construção de um ambiente online participativo e confortável para os estudantes? Dá para obrigar a abertura de câmeras tendo em vista essa situação?

Como lidar com esse caso?

Aluna virou meme

Resumo: Uma foto de WhatsApp pessoal de aluna é foi transformada em meme por seus colegas depois que eles se desentenderam. O meme rodou a escola inteira, deixando a aluna muito constrangida. Como a escola pode evitar que situações assim aconteçam? Como as pessoas envolvidas devem atuar caso isso aconteça?

Como lidar com este caso? 

Enviando muitos "nudes"

Resumo: Professora nota que aluna do 1º ano do Ensino Médio tinha “nudes” encaminhados para vários pretendentes por celular. Ouvindo conversas semelhantes de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, ela fica abismada com a facilidade que seus alunos e alunas, menores de idade, expõem sua intimidade. Como agir nessa situação?

Como lidar com este caso?

Invasão de aulas por desconhecidos

Resumo: Uma escola está tendo muito problemas com invasão de aulas em ambiente online, tanto por alunos de outros anos, quanto por desconhecidos. Essas pessoas compartilharam ou colocaram fotos e áudios pornográficos em seus perfis, se passaram por outros alunos usando seus nomes e fotos para xingar professores, fizeram barulhos para atrapalhar as aulas, entre várias outras condutas. Como lidar com a segurança das aulas online?

Como lidar com este caso?

Invasão de aula online por pais

Resumo: Professora ensinava determinado conteúdo para a turma. Enquanto ela falava, um pai de uma aluna interrompeu a aula e disse que ela estava doutrinando os alunos com falas ideológicas. Ela tentou conversar com o pai, mas ele fez a filha dele sair da transmissão da aula. A turma ficou agitada e não foi possível continuar a aula. Outros professores estavam tendo problemas parecidos na escola. Como responder a situações desse tipo?

Como lidar com este caso?