BATE-PAPO | JOVENS E INTERNET

BATE-PAPO | JOVENS E INTERNET

Jovens estão na internet mais do que nunca, mas isso traz riscos e oportunidades. Você tem dúvidas sobre como orientar parentes, estudantes ou mesmo como agir em situações na rede?

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP e o NIC.br oferecerão a série de eventos online e gratuitos Bate-papo | Jovens e Internet, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de julho.

As conversas lidarão com temas muito importantes para famílias e professores, reunindo especialistas para discutirem várias questões envolvendo jovens e internet, esclarecendo dúvidas e dando orientações importantes sobre como agir diante de riscos e potenciais da rede.

Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal da FGV no YouTube e o público poderá enviar perguntas por meio da plataforma sli.do durante ou evento ou enviar suas perguntas antecipadamente, pelo link ENVIE SUAS PERGUNTAS.

Esta série de conversas faz parte do lançamento dos cursos do Programa de Formação de Educadores em Direitos Humanos Digitais

 

INSCREVA-SE

 

Programação:

 

6/07, das 9h às 10h - Bate-papo | Jovens e Internet: expressão sem ofensas e ódio na rede

Mediadora: Marina Feferbaum (FGV Direito SP)

Janaína de Oliveira (UFG)

Natália Neris (InternetLab)

Mariana Mandelli (Instituto Palavra Aberta)

 

6/07, das 14h às 15h - Bate-papo | Jovens e Internet: cyberbullying

Mediador: Guilherme Klafke (FGV Direito SP)

Michele Gervásio Nepomuceno (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Paloma Saldanha (UNICAP e PlacaMãe.Org)

Rodrigo Nejm (SaferNet)

 

8/07, das 9h às 10h - Bate-papo | Jovens e Internet: saúde mental e física

Mediadora: Tatiane Guimarães (FGV Direito SP)

Fabio Senne (Cetic.br)

Samanta Cunha (<Laboratoria>)

 

8/07, das 14h às 15h - Bate-papo | Jovens e Internet: segurança digital e proteção de informações pessoais

Mediadora: Karolyne Utomi (NIC.br)

André Ramiro (IP.rec)

Marina Pita (Intervozes)

Priscila Gonsales (Instituto Educadigital)

 

10/07, das 9h às 10h - Bate-papo | Jovens e Internet: usando a rede para o bem e a transformação social

Mediador: Cesar A. M de Morais (FGV Direito SP)

Jessica Botelho (UFAM e CPA)

Kamila Camilo (Global Shapers e Fab Lab Livre SP)

Tanara Lauschner (CGI.br e Projeto Cunhatã Digital)

 

10/07, das 14h às 15h - Bate-papo | Jovens e Internet: proteção da intimidade e da imagem

Mediadora: Stephane Lima (FGV Direito SP)

Chiara Spadaccini de Teffé (IBMEC)

Grace Kelly Gonçalves (Colégio Miguel de Cervantes)

Daniele Kleiner Fontes (Facebook)

 

Convidados:

André Ramiro (IP.rec) - Mestrando em Ciências da Computação (CIn/UFPE) e graduado em Direito (UFPE). Diretor e fundador do IP.rec - Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife. Foi Google Policy Fellow na ONG Derechos Digitales (Chile).

Cesar A. M de Morais (FGV Direito SP) - Mestrando em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP e graduado (2017) em Direito (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP). Atualmente, é pesquisador do Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo (CIDHSP) da Academia Paulista de Direito (APD) e do Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (NJ-OIC/IEA-USP). Conteudista dos cursos do Programa de Formação de Educadores em Direitos Humanos Digitais, oferecido pela FGV e o NIC.br.

Chiara Spadaccini de Teffé (IBMEC) - Doutoranda e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora de Direito Civil e Tecnologia (IBMEC) e de cursos de especialização e pós-graduação em várias instituições (CEPED-UERJ, EBRADI, EMERJ, Instituto New Law, ITS Rio, PUC-Rio).

Daniele Kleiner Fontes (Facebook) - Mestre em Direito (UnB), mestre (LL.M.) pela Universidade de Harvard (Law School) e graduada em Direito (USP). Gerente de Políticas de Segurança para a Região da América Latina no Facebook.

Fábio Senne (Cetic.br) - Doutorando em Ciência Política (USP) e Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como coordenador de pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Guilherme Klafke (FGV Direito SP) - Professor do programa de pós-graduação lato sensu e líder de projetos e pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP. Doutor (2016-2019) e Mestre (2012-2015) em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.

Grace Kelly Gonçalves (Colégio Miguel de Cervantes) - Pós graduanda em Computação e Inteligência Artificial aplicada à Educação (USP), MBA em Tecnologias Sustentáveis (USP) e Bacharel em Sistemas de Informação. Especialista e Design de Tecnologia Educacional do Colégio Miguel de Cervantes (SP), Coordenadora da comunidade Praxis TE e Fundadora da Comunidade Te e Ti Partners.

Janaína de Oliveira (UFG) - Graduada em Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG). Repórter e Produtora na TV UFG (Fundação RTVE). Cofundadora do Coletiva Adélias, coletivo finalista e premiado com o projeto Tela Preta, que auxilia professores na discussão racial em sala de aula no concurso da SaferLab, em parceria com Unicef e Google.org.

Jessica Botelho (UFAM e CPA) - Mestre (2019) em Ciências da Comunicação (UFAM) e graduada (2016) em Comunicação Social/Jornalismo (UFAM). Integrante do Centro Popular do Audiovisual/Núcleo de Estudos e Práticas em Cibercultura(Manaus/AM), onde coordena e desenvolve atividades voltadas ao campo da Comunicação Popular e uso seguro da Internet em parceria com movimentos sociais. Conteudista dos cursos do Programa de Formação de Educadores em Direitos Humanos Digitais, oferecido pela FGV e o NIC.br.

Kamila Camilo (Global Shapers e Fab Lab Livre SP) - Graduanda em Engenharia de Produção (UNINOVE). Curadora do Global Shapers São Paulo Hub e gerente de comunidade (manager community relations) na rede Fab Lab Livre SP, maior rede pública do mundo de laboratórios de fabricação digital. Entusiasta de impacto social e ativista.

Karolyne Utomi (NIC.br) - Atua como advogada na Equipe de Proteção de Dados Pessoais do NIC.br. Especialista em Direito dos Contratos (Insper) e graduada em Direito (FMU). Colaboradora no Projeto Internet com Responsa e no Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet.

Mariana Mandelli (Instituto Palavra Aberta) - Mestre em Antropologia Social (USP), graduada em Jornalismo (UNESP) e Ciências Sociais (USP). Trabalha com foco em educação e políticas públicas há dez anos. Já passou por redações e terceiro setor, trabalhando com produção e edição de conteúdo e coordenação e gestão de comunicação institucional e corporativa. Hoje é Coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta, entidade que defende a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e a educação midiática.

Marina Feferbaum (FGV Direito SP) - Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learning designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP.

Marina Pita (Intervozes) - Graduada em jornalismo (PUC-SP). Especialista em tecnologia e telecomunicações, além de advocacy em direitos humanos. Coordenadora-executiva do Coletivo Intervozes.

Michele Gervásio Nepomuceno (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) - Coordenadora do Programa Conviva SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Natália Neris (InternetLab) - Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da USP, Mestra em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas (DireitoGV) e Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Coordenadora de pesquisa no InternetLab com atuação no campo de políticas públicas e direito, gênero, raça e sexualidades.

Paloma Saldanha (UNICAP e PlacaMãe.Org) - Doutoranda (em andamento) e Mestre (2016) em Direito e tecnologia da informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora de Ensino Superior na FICR e membro do grupo LOGOS (PPGD/UNICAP). Fundadora da PlacaMãe.Org_. Presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB/PE. Mãe (2009 e 2011).

Priscila Gonsales (Instituto Educadigital) - Diretora do Educadigital, organização que atua há 10 anos com educação aberta e sua relação com a proteção de direitos digitais. Pesquisadora da Cátedra UNESCO de EaD na UnB e professora da pós-graduação Formação integral de Educadores no Instituto Singularidades.

Rodrigo Nejm (SaferNet) - Diretor de Educação da SaferNet Brasil. Coordena ações de promoção do uso crítico, responsável e seguro da Internet, com foco na promoção e defesa de direitos humanos online. Doutor em psicologia social e pesquisador PNPD na área de interações sociais e privacidade nos ambientes digitais na Pós-Graduação em Psicologia da UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa GITS/UFBA e do grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do CETIC.br/NIC.br.

Samanta Cunha (<Laboratoria>) - Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na Laboratória desenvolve as competências socioemocionais e coordeno a Rede Alumnae.

Stephane Lima (FGV Direito SP) - Doutoranda em Direito do Estado (USP). Mestre em Direito Constitucional (UFC). Pesquisadora e Professora-autora dos cursos on-line do programa de formação em direitos humanos digitais elaborado pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI) em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Tanara Lauschner (CGI.br e Projeto Cunhatã Digital) - Doutora (2010) em Informática (PUC-RJ), mestre (2002) em Ciências da Computação (UFMG) e graduada (1998) em Engenharia Elétrica (UFAM). Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas e conselheira do Conselho Gestor da Internet (CGI.br). Coordena o projeto Cunhantã Digital, que busca atrair a participação feminina na área de Tecnologia da Informação (TI).

Tatiane Guimarães (FGV Direito SP) - Pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade de São Paulo - PUCSP (2019). Desenvolve pesquisa nas áreas de Direitos Humanos Digitais; Cibersegurança e Direito; Fake News e Direito Eleitoral.

 

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede