Professoras, alunas e alunos do Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP estiveram na Noruega entre os dias 19 e 23 de agosto para o Bergen Exchanges on Law & Social Transformation (#BeEx2024), ponto de encontro de acadêmicos e profissionais de diferentes países que buscam compreender como o Direito é usado como um instrumento de mudança e como ele molda e é moldado pelas relações de poder.
Organizado desde 2014 pelo Center on Law & Social Transformation (LawTransform), centro de pesquisa da Chr. Instituto Michelsen (CMI) e da Universidade de Bergen (UiB), o Bergen Exchanges é uma semana de discussões públicas que examina os usos estratégicos do Direito e da lei e como as instituições jurídicas funcionam como arenas de contestação política (lawfare), a partir da colaboração e participação de pesquisadores de todo o mundo. Nesta edição, pesquisadores de 40 países se reuniram para debater as múltiplas crises vivenciadas no mundo atual: crise da democracia, crise climática e desigualdade econômica e social.
Vários painéis do Bergen Exchanges 2024 contaram com a participação de professoras, alunas e alunos da FGV Direito SP. A professora Raquel Pimenta foi uma das palestrantes do painel “A economia política da autocratização”, que abordou a relação entre a economia e a democracia e como pesquisar os fundamentos económicos e os impulsionadores do retrocesso democrático. Ela também participou do painel “Democracia e corrupção”. Já a professora Luciana Gross Cunha foi palestrante do painel “Estudando os efeitos da lei”, que abordou a mensuração do impacto dos efeitos do Direito, incluindo os efeitos políticos nas relações de poder na sociedade e os efeitos simbólicos nas ideias e atitudes. E Marta Machado, professora que hoje atua como secretária nacional de Justiça do Ministério da Justiça, foi keynote speaker do painel “Tráfico de drogas e crimes ambientais: caminhos não repressivos”.
Também participaram do Bergen Exchange a doutora pela FGV Direito SP Lívia Buzolin, as doutorandas Sofia Rolim, Larissa Margarido e Priscila Coelho e o doutorando Fabio Toledo.