Metodologia de Ensino
A preocupação em renovar decididamente a metodologia de ensino, com o desenvolvimento de métodos pedagógicos participativos, está na gênese da criação da DIREITO SP, no início dos anos 2000, e é até hoje um de seus três pilares fundamentais.
Desde o começo, o grupo envolvido na montagem da Escola buscou desenvolver um repertório de técnicas interativas, capaz de provocar reações no aluno e arrancá-lo de sua postura passiva de mero receptor do conhecimento transmitido pelos professores. Esses novos métodos foram aprofundados e aprimorados ao longo dos últimos anos e continuam a ser renovados até hoje.
Sai a tradicional aula expositiva, na qual o professor atua como em um monólogo, entra um conjunto de métodos diferenciados de ensino como método socrático, método do caso, role play, problem based learning e clínicas, dentre outros, que estimula o aprendizado através do raciocínio. O aluno é habilitado a solucionar os problemas de forma autônoma, com o auxílio e não a tutela do professor.
“Queríamos ensinar o Direito por intermédio do raciocínio intuitivo, partindo de problemas concretos. O ponto fundamental é que o aluno seja capaz de pensar analiticamente de forma precisa, que seja capaz de reagir aos problemas e buscar respostas satisfatórias”Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO SP desde 2011.